sábado, 14 de setembro de 2013

POLÍTICOS E AS SUAS POLITIQUICES


O Verão está quase no fim, vem aí o Outono, o calor está ao rubro, mas as mãos criminosas de muita gente vão semeando o pânico nas populações, que se vêm confrontadas com fogos a norte e no centro do País que vai sendo dizimado pelas chamas.
Os Políticos da nossa praça, aproveitam esta triste situação para se acusarem uns aos outros. Os fogos servem para fazerem a sua “RENTRÉE” política, perante esta desgraça, visitam os lugares e nesses cenários de destruição proferem discursos políticos, prometendo que fazem isto e aquilo, promessas que são levadas pelo vento e que sempre caiem no esquecimento.
O Zé Povinho, infelizmente, é sempre assediado com muitas promessas pelos Políticos, independentemente da Força Política que as fizer, mas na verdade tudo continua na mesma.
Nas campanhas eleitorais, sejam elas legislativas ou autárquicas, os Políticos aproveitam-se dessa condição, para prometerem tudo, prometer é fácil, cumprir o prometido é extremamente difícil e nalguns casos, é mesmo impossível.
Os Autarcas são os políticos que mais convivem e estão próximo do Povo, são estes que melhor conhecem a realidade dos seus Concelhos e as necessidades mais prementes da suas Populações e são igualmente eles, que depois de eleitos, têm que resolver os problemas, implementando os respetivos programas eleitorais.
É aqui que a “porca torce o rabo”, a maioria dos Eleitos sabem que os seus Programas são inviáveis por escassez de recursos financeiros e perante esta triste realidade deveriam assumir a responsabilidade, o que na maioria dos casos isso não sucede, antes pelo contrário, tentam manipular a opinião pública para que fiquem sempre bem com Deus e com o Diabo.
O Povo, na sua alta sabedoria, costuma dizer: “só se deve estender os pés até onde dá o lençol”. Os orçamentos que costumam elaborar para dar cumprimento aos seus programas caiem nesse adágio, orçamentam despesas megalómanas e depois, arranjam receitas fictícias para cumprir os diversos princípios orçamentais, sabendo que as receitas previsíveis não têm qualquer correspondência e mesmo a Lei dos Compromissos é esquecida.
A campanha eleitoral para as Autárquicas começa no próximo dia 17 de Setembro e termina no dia 27, é nestes 10 dias que todos os Candidatos vão dar a conhecer os seus Programas, vão fazer muitas e muitas promessas, vão prometer empregos e outras benesses, vão dar muitos beijinhos e abraços, vai haver muita música e espetáculos, enfim, vão fazer tudo para caçar o voto de cada um.
Após o dia 29 de Setembro, quase tudo vai ficar como dantes (certamente que irão fazer alguma coisa) mas a maioria das promessas, como atrás disse, essas “leva-as o vento”.
Alguém disse um dia, no início da Democracia, que a atividade política era uma missão nobre e a nossa Constituição no seu art.º 112º. refere: “A participação direta e ativa dos cidadãos na vida política constitui condição e instrumento fundamental de consolidação do sistema democrático”.
Hoje os Políticos fazem vida da Política, tornando-a numa profissão bem remunerada, o que a torna muita apetecível nas camadas mais jovens que militam nos diversos Políticos.
Perante estes factos, resta-me apelar aos Políticos da nossa Terra, especialmente aos candidatos às eleições Autárquicas, que deixem as politiquices nos baús dos seus Partidos ou Coligações e trabalhem em prol de quem os eleger, o Povo saberá, na altura própria, tirar as suas ilações.
Siripipi-Alentejano


1 comentário:

Anónimo disse...

Na verdade, muita festa se tem visto nestes últimos dias. Infelizmente também se contemplado muitas pessoas a militarem com bandeiras e outros adereços de um partido que se encontra completamente fora de contexto. Esse partido é o PS. Partido Socialista de Campo Maior.
É como muitas tristeza que vejo pessoas levantarem uma bandeira sem ter mínima noção do verdadeiro significado da mesma, e uma enorme falta de respeito pelos princípios do PS.
Vou apenas referir alguns dos desses princípios:
-O PS defende a independência do poder político face aos poderes económicos.
-O PS acredita que é preciso ser-se radical na defesa da democracia, como sistema político fundado nos direitos humanos, na soberania popular, no primado da lei e na livre competição entre ideias e programas
- O PS empenha-se em que a sociedade portuguesa seja organizada na base dos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, e esteja aberta à diversidade, à iniciativa, à inovação e ao progresso.
-O PS apoia o desenvolvimento de acções que aprofundem a intervenção democrática dos trabalhadores na vida económica e social e a cooperação entre todos quantos, pelo trabalho, a iniciativa e o empreendimento, contribuem para a criação de riqueza e a promoção do bem-estar.
- O PS é um partido republicano, que emana dos cidadãos. Por isso, concebe a acção política como tarefa colectiva de mobilização de pessoas e grupos para o projecto da plena realização da democracia e da afirmação dos ideais da liberdade, da igualdade e da solidariedade. Por isso, é um partido plural, coeso e fraterno, aberto à comunicação permanente com as diferentes organizações e correntes de opinião que fazem a riqueza da sociedade civil, e assente na intervenção social e cívica dos seus membros, militantes e simpatizantes, cidadãos livres e activos unidos pela ampla plataforma política da democracia e do socialismo democrático.
Ficam apenas estes princípios do socialismo para a reflexão de cada um…..
Antes de se levantar uma bandeira devemos saber o que significa, pois no passado muita gente lutou para a poder erguer sem obrigações, apenas por opção livre, reflectida e noutros tempos respeitada.