quinta-feira, 13 de setembro de 2012

GOVERNO FACHISTA TROCIDA PORTUGUESES


As gerações que surgiram após o 25 de Abril, na sua maioria, desconhecem as dificuldades que os Portugueses viveram na ditadura de Salazar. A fome e a miséria era uma realidade do dia-a-dia, os salários eram de miséria e o Povo viva oprimido e com medo. À educação e cultura só alguns tinham acesso, o salazarismo pretendia ter um Povo inculto para o manobrar e manter submisso, acorrentado, não lhes interessava que fossem pessoas com vistas largas, com outros horizontes.
O 25 de Abril trouxe-nos a liberdade e com ela ressurgiu a democracia, nem tudo tem corrido bem, as forças políticas que têm presidido aos diversos Governos interpretam-na a seu belo prazer, a maioria das vezes descurando as promessas feitas, gastando milhares de milhões de euros ingloriamente em investimentos supérfluos e de fachadas que em nada beneficia o Povo.
Esses Governos foram os verdadeiros culpados do estado a que chegou Portugal, nunca o nosso País passou por uma situação destas, estamos a atravessar a pior crise monetária desde a sua existência, o que nos levou a mendigar junto dos agiotas internacionais para que nos emprestem dinheiro para cumprirmos os compromissos da elevada dívida, estamos na miséria.
O atual Governo, durante a campanha eleitoral, prometeu mundos e fundos como diz o Povo, no entanto depois de estar no poleiro esqueceu-se do Zé Povinho e virou-se para os homens do CAPITAL, tornando-se num Robim dos Bosques possesso “RETIRANDO AOS POBRES PARA DISTRIBUIR PELOS RICOS”. Pressionado pelos credores teve que apressadamente arranjar dinheiro e neste caso é mais uma vez o MEXILHÃO a pagar a crise, a AUSTERIDADE foi-nos imposta.
As medidas de austeridade anunciadas pelo Primeiro-ministro são devastadoras e extremamente injustas, contribuindo ainda mais para o empobrecimento e aumento do desemprego. O corte nos salários, o aumento da Taxa Social Única, do IVA, do IMI e outras são o exemplo.
A contestação a estas medidas de austeridade é generalizada e provem de todos os setores da vida pública e até muitos dos seus correligionários e figuras públicas o criticam.
Manuela Ferreira Leite, ex-Ministra das Finanças, apelou “ao bom senso e prudência” do Governo e afirmou tratarem-se de medidas “perniciosas”, acusou igualmente o Ministro das Finanças de “total insensibilidade social”. “O Governo de Passos Coelho está a ser teimoso, não explica as medidas, está a governar o Pais com base num ato de fé e através de modelos e vai acabar por destroçar Portugal se não mudar de rumo” disse ainda aquele ex-primeiro Ministro.
A Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, mostrou-se contra o aumento de impostos em tempos de crise e chegou mesmo a aconselhar uma redução das contribuições das famílias para reduzir as desigualdades e estimular o consumo, adiantou ainda que a redução de impostos às Empresas seria “a coisa mais estúpida”, e que os negócios não são determinados por impostos, mas pela procura, defendendo que um corte de impostos às famílias seria sim um grande benefício para as empresas e os governos.
As políticas de austeridade, no dizer dos entendidos, não conseguiram gerar crescimento económico, e acrescentam que “é claramente o caminho errado”.
A austeridade é um desastre, o estímulo é a única maneira de sair da crise, os Governos devem gastar o dinheiro, principalmente através de políticas ativas para melhorar o mercado de trabalho e capazes de reduzir as desigualdades, pois, caso contrário, a economia entrará em “colapso”.
Porque será que o Governo que tem tantos Conselheiros, com vencimentos chorudos, não o aconselham! Ou então faz ouvidos de mercador!
Senhor Passos Coelho tenha vergonha e peça a demissão antes que o Povo o ponha na Rua.
Campo Maior, 13 de Setembro de 2012
Siripipi-alentejano

2 comentários:

Anónimo disse...

Não me leve a mal, amigo Tiago,mas não se escreve "fachista", mas sim " fascista.
Quanto ao comentário, completamente de acordo-

Anónimo disse...

Neste momento o pais chegou a um ponto de quase não retorno e so existem dois caminho: ou tenta-se solucionar o problema recortando na despesa (o que supõe uma redução de alguns dos direitos adquiridos desde o 25 de Abril) ou fecha-se os olhos ao problema e em pouco tempo vemos como as nossas popanças e os nossos salrios simplesmente desaparecem no dia da declaração de bancarrota de este misero pais e com ela a fome e muito por seguro um golpe de estado que pelos movimentos populorares seria um golpe de extrema esquerda. Então se pomos na balança os unicos cenarios posiveis qual seria o menos doloroso? Na minha opinião mais vale levar a boca um bocado de pão do que nem se quer cheiralo a distancia. Claro que o sr Coelho poderia recortar de uma forma mais justa e ate deveria pressionar as grandes empresas deste pais como por exemplo a Galp ( cujos preços dos combustiveis refinados ca no nosso pais são mais caros do que a mesma empresa vende la fora) mas mesmo assim o buraco gerado pelo o abuso de TODOS nos é mostruoso e muito complicado de o resolver. Não existen medidas não dolorosas a "festa portuguesa" ja acabou e agora so nos estão pedindo o que nos lhes devemos viver a ganhar 10 e gastar 30 chega um ponto em que ficamos sem meios para financiar nada. Então quem tem a culpa? Os politico? Os Bancos? O Povo? Todos têm culpa o povo endividou-se juntos aos bancos sem pensar como iria pagar numa situação de emergencia, os bancos incentivaram um execivo consumo privado o que aumentava as suas margens de lucro e os politicos omitiram sempre este problema porque eles tambem viviam dentro desde mundo ilusorio e aproveitaram-se da situação. O que esta acontecendo em Portugal não é uma simples crise economica como alguns pessam mas sim uma crise muito parecida a de 29 a nivel economico, social e principalmente de mentalidade. Lembram-se o que aconteceu 10 anos depois de se iniciar a crise? A 2º guerra mundial e sinceramente espero que não volte uma grande guerra à europa mas os sinais são cada dia mais pesimistas. Contudo repeito muito a sua maneira de ver a situação e agradeser-lhe pelos tão variados é interesantes temas que escreve os meus parabens.