sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BOYS, ENGRAXADORES, LAMBITAS E LAMBE-BOTAS

Num País em crise, onde impera a Lei do mais forte e em que a vida das Pessoas não conta e se tornou numa Selva, as Pessoas para sobreviverem, tornam-se por vezes joguetes dos poderosos e há até os que para viverem se sujeitam a enveredar por princípios imorais.
A Sociedade onde estamos inseridos presta-se, a que para se atingirem determinados objectivos, muitos não olhem a meios para os alcançar, mesmo que para tal seja necessário usar esquemas de subserviência, de sabujice e de cariz pidesco, o que lhes importa é que eles estejam bem e que o seu semelhante se lixe.
Na política, no emprego, na vida em sociedade, são as áreas mais vulneráveis e propensas a este tipo de actuação, é aqui que os espertos aparecem para se auto-promoverem, usando os mais variados esquemas, infiltram-se nas esferas de acção das Chefias, dos Patrões, dos Políticos e como um Polvo estendem os Tentáculos e manipulam-nos, nunca para beneficiarem o próximo, mas sim para seu interesse pessoal.
Na vida Associativa há por vezes situações semelhantes, todavia, nesta área que se rege por regras contidas no Direito Civil e pelos Regulamentos dessas Instituições, o que mais transparece é a apetência pelo Poder ao ficarem vários mandatos à frente dos seus destinos, fazendo crer que são insubstituíveis e até se julgam que são os seus legítimos donos, o que não é verdade face a Lei vigente. Também há os que através de outros esquemas, pouco lícitos, conseguem continuar nas cadeiras do Poder.
Nestes casos, também importa referir, que por vezes a falta de gente interessada para o desempenho de um cargo de direcção, obriga à sua continuidade e essa continuidade cria vícios nocivos e por vezes perversos.
No mundo laboral é onde se nota mais a existência de engraxadores, lambitas e lambe-botas, aqui a vida é uma selva quase virgem, de caminhos difíceis onde impera a inveja, a sabujice e em que o Trabalhador tem que conviver com gente sem escrúpulos, ávida de poder e sempre pronta a chibar, desde que disso tire algum proveito.
É no mundo do trabalho que surgem as situações mais gritantes face ao grande número de desempregados, a necessidade de manter o posto de trabalho, quase que obriga o trabalhador para o manter a abraçar situações menos correctas que podem prejudicar quem com ele convive.
Na Política, a situação é muito mais complexa e susceptível de lutas internas, porque a apetência pelo Poder ou a nomeação para o desempenho de funções pública/partidárias, ultrapassa o bom senso de cada um e até pode transformar amigos em inimigos, como criar feridas profundas no seio dos seus Partidos.
Os Boys ou benjamins de alguns Senhores da Política, muito Jovens e sem experiência de vida, que proliferam nos Partidos, julgam-se no direito de preferência para o desempenho dum qualquer cargo, e para mal dos nossos pecados, muitas vezes são posto como responsáveis de cargos públicos sem experiência e sem preparação.
Em todos os sectores da vida existem esse tipo de Gente, o estado em que se encontra Portugal, é fruto da inépcia, da imaturidade e da falta de preparação dos Boys que se colaram aos Partidos e é igualmente fruto da acção dos Lambitas e dos Lambe-Botas de que a nossa Sociedade está recheada, os afilhados e os padrinhos continuarão a fazer das suas e o Zé Povinho dificilmente conseguirá sair e sobreviver deste marasmo em que o nosso País se tornou.
Siripipi-Alentejano
Campo Maior, 22 de Agosto de 2014



1 comentário:

Anónimo disse...

Queres apenas dizer que concordo plenamente no que disse, mas, tenho a fazer uma observação. Quando refere que existem sujeitos que utilizam esquemas e que gostam de se "colar" ao poder instalado, designadamente patrões, chefias e políticos, temos, também, de considerar que os próprios patrões, chefias e políticos são os que utilizam mais esquemas para se manterem no poder ou em altos quadros. Acho piada quando um político qualquer diz que os outros são uns oportunistas, por exemplo quando alguém pede emprego, então e eles o que são?! Enganam as pessoas, por vezes prometendo esse mesmo emprego e depois de se empoleirarem na cadeira do poder designam os outros (normalmente quem os ajudou) de oportunistas. Os maiores oportunistas são eles próprios!!! O problema, por vezes, não é das pessoas que utilizam esquemas, mas, sim, do próprio sistema que obriga a isso. Isto está armadilhado para que ou "alinhas" ou és cilindrado pela máquina que está montada. Cumprimentos.