quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PROGRAMAS ELEITORAIS PARA BREVE

Estamos a cerca de cinquenta dias das Eleições Autárquicas, os quatro Candidatos à cadeira do Poder do nosso Município estão perfilados, os processos foram entregues no Tribunal Judicial de Elvas, estão criadas as condições necessárias para iniciarem as suas pré-campanhas.
Os programas eleitorais estão para breve, vulgarmente tratados como moeda de troca, os programas não representam as verdadeiras necessidades e soluções para as Populações, mas interesses individuais ou colectivos, que servem um objectivo imediato, a satisfação desses grupos e a eleição de quem promete satisfazê-los.
Verdadeiras raridades são os programas eleitorais que falem de contenção, todos sabem que quem anunciar reduzir despesas, é reduzir votos.
Prometer é fácil, mas cumprir essas promessas é bastante mais difícil. Assim promete-se como se não houvesse amanhã.
Por cá a quem estará reservada a coragem de propor a necessária redução dos custos da Autarquia como forma de equilibrar a estrutura deficitária e travar o endividamento? Pois, ao contrário do praticado, a redução do défice não pode ser feito unicamente pelo lado do aumento da receita, nomeadamente com a venda de património ou do aumento de impostos, taxas e licenças.
Sabendo que a política séria raramente se conjuga com vitória, quem estará disposto a trocar alguns votos pela necessária redução de custos com o Pessoal, a redução das Horas Extraordinárias, Ajudas de Custo Internas e ao Estrangeiro, as Avenças? Quem falará das Taxas e Impostos para o próximo Mandato? Quem vai assumir a resolução de Habitações para Jovens e das Habitações ilegais construídas na Reserva Agrícola? Quem vai assumir a responsabilidade da resolução do problema do Mártir Santo e dos Cidadãos de Etnia Cigana? Quem vai promover a Recuperação e Reabilitação do Centro Histórico, de todo o Património Monumental e inúmeras Casas Degradadas? Quem proporá regras de utilização de viaturas e equipamentos do Município? Quem alertará que a situa cão financeira do Municipio não se compadece com as inúmeras Festas, Espectáculos, Almoços por tudo e por nada e Subsídios praticados? Quem assumirá o compromisso da Reparação e Reabilitação das Estradas e Caminhos Municipais, nomeadamente o C.M. 1109; Estrada de Ouguela e Caminhos Rurais?
Enfim, há uma infinidade de situações que são imperiosas e que têm de ser tratadas nos Programas Eleitorais? Nós eleitores devemos exigir que os Programas Eleitorais de cada Candidato sejam acompanhados do respectivo custo e explicação do seu financiamento. Mas para tal, sendo as eleições Autárquicas em Outubro e estando decorrido praticamente quatro meses desde a aprovação das últimas Contas de Gerência, era fundamental conhecerem a execução orçamental e o valor da dívida actual (curto, médio e longo prazo). Doutro modo ninguém se obriga a explicar onde arranja o financiamento para o que promete, do mesmo modo que ninguém se obriga a explicar onde arranja o financiamento para o que promete, do mesmo modo que ninguém fiscaliza a execução do que se prometeu.
A propósito alguém se lembra do programa eleitoral de João Burrica de 2005?
Quase apetece dizer que nós (Eleitores) temos os políticos e os Executivos Autárquicos que merecemos.
Campo Maior,26 de Agosto de 2009
siripipi-alentejano

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Siripipi,

Vi um comentário seu noutro blog, reclamando que é tempo de dar voz aos jovens. Vi nesse comentário uma mensagem, não subliminar, mas óbvia de apoio ao Ricardo Pinheiro. Ninguém estranha esta sua atitude. O que eu estranho é que no momento, em que se deve dar voz aos jovens, a restante lista do PS é mais do mesmo. Alguns lugares, atribuidos por antiguidade e quase como um prémio carreira (Camel) sem carreira nenhuma, e outros lugares atribuidos sem hipótese de acrescentar nada de positivo (Sérgio Bicho).

Era tempo de viragem, era tempo de renovação...promessa adiada. Oxalá não tenhamos de esperar por 2013 para derrotar a gestão amorfa de João Burrica, mas neste momento acho que vai ser difícil.

P.S. Ainda houve lucidez em atirar João Muacho para um dos lugares não elegíveis. Foi conivente em muitas da decisões de Burrica ao longo dos anos e como se não bastasse, depois de ser tão crítico com a família Nabeiro aparece agora a aplaudi-los...haja vergonha!

siripipi alentejano disse...

Ao anónimo que comentou o meu comentário quero dizer-lhe que sempre assumo o que escrevo. Não quiz de modo algum dizer quem apoio, é óbvio que todos sabem quem sou e o que perfilho, no entanto, dir-lhe-ei que não fui chamado à elaboração das listas, também não faço parte do grupo que assessoria o candidato do PS, limitei-me como militante, no local próprio (Comissão Política) a emitir a minha opinião sobre a constituição das listas.
Tenho a minha opinião própria e quando escrevo um artigo de opinião no meu blogue ou faço um comentário, procuro ser isento nas análises, sei distinguir o trigo do joio porque vivo em democracia e sei quais ao as regras da liberdade.
siripipi-alentejano