domingo, 2 de agosto de 2009

ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2009

Em Outubro os Campomaiorenses vão decidir quem será o futuro Presidente da Câmara, os Candidatos já se perfilaram, vamos ter quatro concorrentes. A coligação PSD/CDS aposta em Pedro Nabeiro, o PS em Ricardo Pinheiro, a CDU em Paula Campos e João Burrica apresenta-se como cabeça de lista de um Movimento Independente.
Com a indicação destes nomes, as estruturas já começaram a mexer, as lutas internas iniciaram, os Candidatos dão os primeiros passos na procura de apoios, as guerras pelos lugares de charneira e elegíveis vão ser motivo de muitas conversas e até de mexericos, todavia, não nos podemos alhear dessas situações, já que apetência pelo Poder sempre foi a causa de muita incompreensão.
Os Candidatos escolhidos devem, ao longo do período que antecede o sufrágio, elaborar e defender o seu programa eleitoral, a sua linha de acção, analisar educadamente com justiça o trabalho executado ao longo dos anos pelos Executivos anteriores, fazendo críticas construtivas e contrapondo as acções que entenderem por bem fazer em prol de Campo Maior e das suas Gentes.
O Programa Eleitoral de um Candidato, deve integrar e definir os objectivos a atingir durante o Mandato e não poderá alhear-se de que são atribuições das Autarquias - " tudo o que diz respeito aos interesses próprios, comuns e específicos das suas Populações".
Aos Candidatos quero lembrar-lhes um princípio crucial - "devem estar na Política para servirem o Povo e não para se servirem eles próprios".
Os Candidatos devem ter ideias próprias e assiste-lhes o direito de as incluir nos seus Programas. Em política há princípios que se tornam difíceis de defender e até de alterar, contudo, em relação ao Poder Local, como já em tempos escrevi, eu arriscava a defesa de um Princípio inovador. ao qual lhe chamei Princípio da Harmonia e Coerência.
Se atendermos ao significado destas palavras, esse Princípio surge-nos (caso os Homens o queiram), muito simples, de fácil aplicação e muito mais benéfico para a População e para o desenvolvimento harmonioso de Campo Maior. Bastaria que os Eleitos ao tomarem posse dos seus cargos, ficassem lá fora as suas ideologias políticas e em conjunto, sem preconceitos, unidos dessem as mãos e definissem como objectivo principal, uma luta constante em prol do bem estar e qualidade de vida das Populações e desenvolvimento da sua Terra.
A Assunção deste novo Princípio iria facilitar o trabalho de todos os Executivos (Câmara e Juntas de Freguesia), já que a ausência de ideologias políticas e de directrizes partidárias, tornaria os Eleitos mais disponíveis e sensíveis na resolução de todos os problemas do seu Concelho.
Para isso basta que os Homens o queiram!
Campo Maior, 2 de Agosto de 2009
siripipi-alentejano

5 comentários:

Jack The Ripper disse...

Caro Siripipi,

O seu Princípio de Harmonia e Coerência tem qualquer coisa de martinlutherkinguiano. Também o Martin Luther King um dia proclamou que brancos e negros dessem as mãos e procurassem um caminho que pudessem trilhar juntos. Apetecia-me dizer "I have a dream" - tenho um sonho. Infelizmente, as primeiras notícias sobre a constituição das listas apenas me permitem que vai haver "evolução na continuidade".

Quando anunciaram o Ricardo Pinheiro como candidato pelo PS, fiquei esperançoso numa mudança. É um jovem e podia ser o principio de uma ruptura de mentalidades. Não é que ache o Ricardo especialmente inteligente nem competente para este cargo, mas por algum sítio se tinha de começar.

Segundo as notícias que correm, será acompanhado pela Isabel Raminhas e pelo Sérgio Bicho. Aqui já começou o meu sonho a tornar-se menos colorido. A Isabel justifica-se para dar alguma experiência à lista...agora o Sérgio Bicho??!! Um vaidoso fala-barato herdeiro de uma forma de fazer política caduca e bacoca. O que pode este senhor dar a Campo maior?

Nas juntas continuou o descalabro. O Camel do Faisão acha que verifica o princípio, e passo a citar o seu comentário "devem estar na Política para servirem o Povo e não para se servirem eles próprios"?? Mas isto é alguma brincadeira?

Recentemente, soube que a lista do movimento independente irá ter Burrica, a esperada Ana Golaio e o Hermenegildo, sendo que na junta de Degolados entrará a esposa deste último. Quer dizer, agora vamos ter dinastias e clãs a pretenderem assumir o poder.

O politicamente correcto Sr. Mário "da farmácia" será numa das juntas. Nada a dizer deste SR. que me parece honesto mas sem perfil para este cargo.

Também eu tive um sonho, que se desvaneceu, porque ao ver os componentes das listas fico com a ideia de que ganhe quem ganhe Campo Maior vai perder mais uma oportunidade de crescer e evoluir.

Há nestas listas a uma forma de fazer política baseada num modelo que esgotou. Campo Maior mudou, as suas gentes também e obviamente, que as necessidades às quais é preciso responder também são diferentes.

Fala-me nos programas eleitorais, mas eu não tenho outra esperança que seja ver nesses programas medidas populistas, muitas vezes frases sem qualquer aplicação prática que não passam de cânticos de sereia para os eleitores mais desatentos.

O sonho de Martin Luther King ainda não se concretizou, pois não basta eleger um presidente negro para eliminar as crivagens entre brancos e negros...eu espero não ter de esperar tanto tempo para ver o meu concretizado!!

Anónimo disse...

o sr burrica já se esqueceu que em 2005 meteu o movimento em justiça, e agora vai fazer o mesmo. fico triste com essa politica de poder, no meu entender só o que quer é o poder mais nada..eu não sou do PS. mas vou votar, queremos esse sr. fora do poder só atrazou campo maior nestes 12 anos de poder e arrogancia, se tive-se um pouco de vergonha na cara era melhor ficar de fora.

siripipi alentejano disse...

Agradeço o seu comentário "Jack The Ripper" e concordo com algumas afirmações, no entanto permita-me que lhe diga que estou fora dessas decisões políticas. Não integro nenhuma lista, não participei na sua escolha e elaboração, nem integro o grupo que assessoria o Ricardo Pinheiro. Sou um militante de base e ao terminar o meu Mandato na Assembleia Municipal, reformo-me da politica, no bom sentido!
Continuarei a escrever sobre politica local com isenção, despido do fervor clubista e sempre na defesa dos nteresses de Campo Maior, doa a quem doer.
siripipi-alentejano

Jack The Ripper disse...

Caro Siripipi,

Não fiz os comentários no pressuposto que teria participado nas escolhas. Apenas dei a minha opinião e sei que o senhor, apesar de se ir reformar da política, irá manter-se espectador atento a estas situações.

Anónimo disse...

o PSD está a candidatar-se sozinho