quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Semana das Tradições - Protesto

Na passada 2.ª Feira, dia 29 de Setembro, a Assembleia Municipal de Campo Maior, reuniu em sessão ordinária para análise e discussão de diversos assuntos de interesse concelhio. Como é habitual, antes dos assuntos agendados há um período em que os Deputados podem apresentar e
discutir assuntos diversos, apresentar moções ou formular propostas. A Semana das Tradições teve o seu epílogo, muito se escreveu e falou, uns concordaram e outros discordaram da sua realização e do aproveitamento politico que teve em descrédito das Festas do Povo. Como é a Assembleia Municipal um Órgão Deliberativo e Fiscalizador da Actividade Municipal, o Deputado eleito pelo M.I.C.M., Tiago Veríssimo, apresentou tal como no ano passado, a seguinte Nota de Protesto, que passo a transcrever: - Em 2007 apresentei neste Órgão Deliberativo um documento em que manifestava o meu desagrado pela realização das Varandas de São João, nessa Nota de Protesto referi a forma leviana que a Câmara Municipal adoptou para promover esse anacrónico evento.
A verdade é que a sua divulgação por todo o País e na Internet induziu erradamente inúmeros Turistas que se deslocaram a Campo Maior pensando tratar-se das Festas do Povo.
Apesar desse logro e do fiasco que foram as Varandas de São João (60 janelas ornamentadas), este ano o Executivo Municipal resolveu, de novo, lançar o evento e agora cognominando-o pomposamente de "Semana das Tradições".
Como é apanágio do Senhor Presidente João Burrica, a demagogia e o facilitismo fazem parte da sua governação e de novo na Nota de Abertura do Programa, quis-nos passar um atestado de burriquismo pensando que todos os Campomaiorenses são atrasados mentais e que não sabem e conhecem o que são Tradições e Usos e Costumes.
Na nota de Abertura é afirmado: "É a Festas que os Campomaiorenses gostam de participar, à qual assistem com alegria e que transportam no coração porque as suas raízes e a vivência das suas gentes estão nelas representadas. As Tradições são inequivocamente, um momento de grande exaltação à nossa cultura, ao nosso bairrismo, à nossa forma de ser Campomaiorense".
Como é possível que o representante de todos os Munícipes Campomaiorenses possa dizer estas barbaridades!
Mais uma vez lhe digo que a maior das nossas Tradições são as Festas do Povo e V.Exª. sacudindo a água do capote, mandou inserir no site do Município uma noua informando que as Festas do Povo não se realizavam porque não existia Direcção Administrativa, para com este Evento poder tapar o Sol com uma peneira.
O que é de lamentar é que o aproveitamento político da falta de uma Direcção atinge as raias do vergonhoso, como o que sucedeu durante a semana, quando nos visitaram centenas e centenas de pessoas vindas das mais diversas partes do País e até de Espanha, atraídos por publicidade enganadora com que a Organização do chamado evento "Varandas de São João (???) - São João em Agosto só pode ser para coincidir com as datas normais da realização das Festas do Povo - logo aqui começou o aproveitamento, não fornecendo informação antecipada a quem a procura, ficando-os na dúvida.
A finalidade é terem visitantes em número suficiente para que, depois, virem para a Comunicação Social falar em mais uma das suas iniciativas coroadas de "enorme êxito", ainda por cima quando havia umas dezenas de fachadas ornamentadas... e nas Ruas principais só haviam duas ou três...
Na organização deste evento, como de tentos outros, continua pois a imperar a máxima "Os fins justificam os meios".
Os visitantes que aqui estiveram vieram enganados e publicamente manifestaram a sua insatisfação. Foi a vergonha e o descrédito para Campo Maior e para quem nos (des) governa...
Será que este Turistas, que vimos indignados nos mais diversos pontos da Vila, cá voltam quando houver Festas? Campo Maior não merece comportamentos desta estirpe. Felizmente que nos resta uma consolação - a maior parte da população já vislumbrou o embuste e deixou de aderir a esta palhaçada.
Pelos factos apontados, o signatário na qualidade de Vogal deste Órgão, manifesto publicamente, o meu Protesto pela realização desta 3ª.edição das Varandas de São João e termino transcrevendo o que foi escrito na Internet, no Blogue - De Campo Maior - referindo-se à inexistência de Direcção Administrativa na Associação de Festas: "Só mesmo de muita má fé se pode fazer tal afirmação. Então, e antes de haver associação, como se faziam as Festas? Certas mentalidades continuam a pensar que basta dizer muitas vezes a mesma mentira para que ela comece a soar como se fosse verdade. Habituados a não ser contestados dentro da cirte em que se integram, esquecem que nem todos têm memória curta e que haverá pessoas com capacidade para discernir a verdade das coisa".
Foi este o protesto apresentado e que vai constar na acta daquela sessão, todavia, lamenta-se que o Senhor Presidente da Câmara e a sua Vereadora da Cultura não tenham proferido qualquer comentário e como diz o nosso Povo " Quem cala consente".
Campo Maior, 2 de Outubro de 2008
siripipi-alentejano

3 comentários:

Três horas da manhã disse...

Como já tive oportunidade de referir, sou contra as Tradições, não fazem sentido nenhum, são uma simples invenção da Sra. Vereadora, um capricho, basicamente andar a brincar com o dinheiro do povo, com o resultado de denegrir o nome de Campo Maior.

Acredito que os turistas que vieram enganados ate cá não voltem, eu não faria se tivesse nessa posição. Haja alguém que zela pela verdade e a leva ao local onde é possível fazer mudar as coisas.

Um Bem Haja Sr. Siripipi!

Anónimo disse...

viva la vida

Anónimo disse...

As Tradições surgiram do nada. Alguém inventou esta "festa" e depois decidiu que se devia chamar "tradições". Mas a verdade é que se perguntarmos às pessoas mais velhas todos vão dizer que nunca houve tais desfiles e muito menos janelas ornamentadas.

As nossas festas, as nossas tradições são as Festas do Povo. Não me incomoda que quando voltarem a realizar-se os visitantes ocorram em menor quantidade, por que ver tanta gente em Campo Maior, ao mesmo tempo, alguns deles a destruir e a roubar o nosso trabalho causa-me algum desconforto. O que me incomoda verdadeiramente é o descrédito que as Festas estão a ter junto dos campomaiorenses. As últimas edições têm sido asfixiantes. As festas são feitas por campomaiorenses e os primeiros destinatários dessas festas deveriam ser os campomaiorenses, mas parece que toda a gente esqueceu essa parte.