domingo, 31 de agosto de 2008

Convento de Santa Beatriz precisa da nossa ajuda

Normalmente no dia 1 de Setembro comemora-se o dia de Santa Beatriz da Silva, é uma data que especialmente diz respeito a todos os Campomaiorenses, por ser a única Santa Portuguesa canonizada e ter nascido em Campo Maior. Foi Santa Beatriz da Silva a fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, também conhecidas pela Ordem das Concepcionistas, existindo vários Conventos em Espanha, Brasil e em Campo Maior.
Há dias apercebi-me da existência de um site na Internet "santabeatrizdasilva.blogspot.com" visitei-o e para meu espanto, deparei com uma carta de apelo das Irmãs residentes, que me permito transcrever alguns parágrafos, por entender merecer maior divulgação: "É com todo o respeito e humildade que nos dirigimos a vós. Somos uma comunidade de Vida Contemplativa da Ordem da Imaculada Conceição (Concepcionistas)....Pela graça do nosso bom Deus, somos uma comunidade florescente pois dos dezasseis elementos que a constituem, seis são Jovens. Vivemos em Campo Maior (Alentejo)-Portugal, terra onde nasceu a nossa fundadora - Santa Beatriz da Silva.
O Convento onde habitamos e a respectiva Igreja foram construídas em 1685 (Séc.XVII). Daí por ser um Convento já muito antigo vai precisando de obras e neste momento a Igreja do Mosteiro constitui uma fonte de preocupação para nós pois a chuva já entra pelo telhado e está danificando consideravelmente o tecto e as paredes.....
Se somos o coração da Igreja e se a nossa principal missão é rezar, levar até Deus as inquietações de toda a humanidade, então precisamos de criar um espaço propício que nos ajude a cumprir a nossa vocação-missão. Para tal precisamos de colocar um telhado novo na Igreja e dentro dela criar um espaço de oração para a comunidade.........
É esta a razão pela qual hoje nos dirigimos a vós. Temos necessidade de reconstruir a Igreja que nos está confiada mas para tal não o conseguimos fazer sozinhas, contando só com as nossas forças por isso recorremos hoje a si, buscando um apoio para o financiamento da restauração da Igreja".
É um apelo que me comove como Campomaiorense, quando sei que existe muito dinheiro dos contribuintes mal aplicado, muito desse dinheiro esbanjado em futilidades, era muito mais bem aplicado na reabilitação, manutenção e conservação do nosso Património Monumental, o Convento de Santa Beatriz da Silva, que todos conhecemos e onde, por vários motivos, já lá entramos, é um Monumento que necessita de ser preservado e que faz parte da nossa História.
Onde estão os Mecenas desta Terra? Porque é que a Câmara Municipal, que ajudou noutras recuperações (Igreja Matriz e Igreja de São Pedro) não faz uma pareceria com o Convento?
O Município tem Serviços Técnicos com Engenheiros Civis, Arquitectos, Desenhadores que poderão fazer o levantamento da situação e elaborar o projecto e respectivo orçamento de execução. À Câmara Municipal, nesta matéria pode igualmente, através do seu orçamento, tomar a iniciativa da obra sem que possa ser-lhe imputada alguma ilegalidade, é um património que pertence a Campo Maior e uma das funções do Município é zelar e conservar esse Património.
Os Mecenas, onde todos nós estamos incluídos, independentemente das suas dificuldades económicas, podemos contribuir depositando as suas dádivas na C.G.D. (Nib:0035202900009116230) - (Niban:PT0035.2029.0000.9116.2302.7).
Termino este apelo, citando as Irmãs Concepcionistas de Campo Maior : Sabemos que nos tempos que correm, a vida a nível económico está um pouco difícil, mas acreditamos que com a ajuda e a generosidade de todos aqueles que queiram contribuir com alguma dádiva, poderemos fazer face às despesas inerentes à obra.
Julgo que não são necessárias mais palavras, vou contribuir e apelo-vos que façam o mesmo,bem haja a todos o que o fizerem, as Irmãs do Convento e Santa Beatriz da Silva certamente saberáo reconhcer o nosso sacrifício. Somos um Povo com bom coração, é apanágio da nossa força de ser, ajudar quem precisa e este é um desses casos.
Campo Maior, 31 de Agosto de 2008
siripipi-alentejano

1 comentário:

Três horas da manhã disse...

Visto esta situação ser urgente, falei também da mesma n' " Ó mê belo Campo Maiore..." citando parte do seu texto.

Parabéns pelo post.

Cumprimentos