segunda-feira, 12 de maio de 2014

ELEIÇÕES EUROPEIAS – VOTAR É UM DEVER CÍVICO
No próximo dia 25 de Maio, os Cidadãos Comunitários vão ser chamados a votar para elegerem os Deputados que vão integrar o Parlamento Europeu. É um acto Eleitoral da maior importância para todos os Países que compõem a UE, em especial para nós porque estamos vivendo uma austeridade pesadíssima, face à dívida contraída junto da Troika e da restante dívida que tem o Estado.
Essa dívida (78 mil milhões de euros) só daqui a três décadas, 2042, é que nos veremos livre dela. Uma geração inteira terá de carregar o pesado fardo da dívida do Estado. É caso para perguntar: Aguentará?
Segundo um artigo publicado na Visão, a dívida do Estado de 162,5 mil milhões de euros em 2010, passou para 213,6 mil milhões em 2012. Actualmente o Estado desembolsa 7 mil milhões de euros só em juros da dívida. Quase tanto como gasta na Saúde. Desde que a crise começou em 2007, Portugal já pagou 41 mil milhões de euros em Juros – um valor idêntico ao que a Alemanha poupou, com a redução dos juros da sua própria dívida, olhada como um refúgio “seguro” à medida que as Taxas dos Países sob pressão – Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália – disparavam. Desse montante, mais de 4 mil milhões voaram directamente para os Bolsos da Troika.
A Visão questiona os seus Leitores: Mas, afinal, porque cresceu a dívida, nestes três anos? Seremos capazes de pagá-la’ Ou, devemos renegociá-la? Cada um deverá construir a sua própria resposta. É um exercício difícil, mas na verdade ninguém nos dá explicações.
São estes e outros problemas que pesam nas costas dos Portugueses, que esperamos que possam ser resolvidos pelo Governo, com a contribuição dos Deputados Europeus, nas áreas que lhes estão cometidas face ao conteúdo do Tratado da União Europeia.
É uma das matérias mais importantes da próxima legislatura da União Europeia, ou seja a resolução da forma de pagamento das dívidas dos Países membros, reformulando o actual Tratado, minimizando os custos de forma a proporcionarem aos seus cidadãos um desenvolvimento sustentável, assente num crescimento económico equilibrado, promovendo se possível, o pleno emprego e o progresso social.
A União tem por objectivo promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus povos, por isso é de todo o interesse que os Cidadãos utilizem, como arma de luta reivindicativa o voto, para que os Eleitos possam pugnar pelo bem-estar de todos os Cidadãos da Comunidade.
Votar é um dever cívico, consignado na Constituição, fruto de uma Democracia nascida em 25 de Abril de 1974, que nos tornou num Povo livre das amarras da ditadura por que passamos.
A Campanha Eleitoral começou hoje, os Partidos e Coligações vão estar por aí, vão apresentar os seus Programas e nós devemos ouvi-los, ler e meditar nas suas propostas e no dia 25 resta-nos votar em consciência.
Siripipi-Alentejano






1 comentário:

Anónimo disse...

Não faltem !!! Vamos todos votar contra esta brutalidade contra quem vive do seu trabalho ! Vamos dar uma sova imensa neste governo de crianças, cuja unica politica é... cortar e lançar impostos . Assim também eu era Ministro !! Fora com eles !!