sábado, 12 de outubro de 2013

ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS EMPOSSADOS


Em cerimónia oficial, que teve lugar no Centro Cultural, o Presidente da Assembleia Municipal cessante Dr. Rui Pingo, empossou a Câmara Municipal e Assembleia Municipal, Órgãos eleitos em 29 de Setembro.
Desta vez o PS obteve uma extraordinária maioria absoluta, na Câmara, Assembleia Municipal e nas três Assembleias de Freguesia que formam o nosso Concelho.
Neste novo Mandato (2013/2017), na Câmara o PS conta com a Presidência e três Vereadores e o MPT com um Vereador e na Assembleia Municipal, além da Presidência (Pedro Morcela) o PS contará com mais oito Deputados e os três Presidentes das Juntas de Freguesia e o MPT elegeu cinco Deputados, enquanto a CDU será representada por um Deputado.
Perante estes resultados, no caso dos diversos Órgãos Deliberativos, a eleição das Mesas foi um ato pacífico face às maiorias verificadas. Os Eleitos empossados nos vários Órgãos, com a exceção do Presidente da Câmara e da Junta de Freguesia de Degolados que já têm a experiencia de um Mandato, os restantes vão exercer essas funções pela primeira vez, mas esse fato é facilmente ultrapassado pela qualidade dos Eleitos.
A Assembleia Municipal, agora com um novo Presidente, vai ter um Mandato fácil face à maioria que detém, todavia, não devem esquecer que em Democracia se deve ouvir as restantes forças políticas eleitas, na intenção de defender o interesse de todos os Campomaiorenses. Uma das maiores virtudes que um Presidente deve ter no exercício das suas funções, é o de saber ouvir.
Há quatro anos, na eleição da Mesa da Assembleia, o PS foi traído por um dos seus elementos, o que permitiu a eleição do Dr. Rui Pingo como Presidente daquele Órgão, este ano mesmo que houvesse um traidor, o PS sempre teria a maioria e a consequente eleição do Presidente.
Não podemos esquecer que a Assembleia Municipal é um Órgão Deliberativo por excelência e funciona como um autêntico parlamento municipal. Isto significa que as deliberações mais importantes, contidas nas atribuições do Município, devam ser tomadas, são da competência da Assembleia Municipal, precedidas da necessária análise e discussão.
Como eleitor e cidadão da minha Terra, procuro estar presente nas diversas sessões deste Órgão, intervindo nos períodos dedicados ao público, apresentando assuntos que dizem respeito a todos os Campomaiorenses e ao mesmo tempo ouço com atenção as intervenções dos Senhores Deputados e as discussões que por vezes surgem, algumas delas exageradas e quiçá desprestigiantes para os seus autores.
Algumas vezes, quer o Presidente daquele Órgão, quer um ou outro Deputado Municipal, esqueceram-se de intervir com urbanidade e respeito pelo lugar onde estavam e o cargo que desempenhavam. A Lei das Autarquias Locais define os deveres e os direitos de cada um dos Órgãos e dos eleitos que os integram. O Presidente da Assembleia Municipal compete-lhe, entre outros poderes, o de coordenar, dirigir, manter a disciplina das reuniões, dirimir conflitos, assegurar o seu regular funcionamento e nunca participando em discussões na intenção de fazer valer a sua ideia ou de intervir como se fosse um simples DEPUTADO.
Como dizia o grande Camões “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”, com esta nova tomada de posse, com estes novos eleitos, espera-se que tudo mude e as decisões que vierem a tomar, contribuam para que Campo Maior seja cada vez maior.
Campo Maior, 12 de Outubro de 2013
Siripipi-Alentejano


1 comentário:

Anónimo disse...

São 9 deputados e mais 3 das Juntas ,pela parte do Ps.