quarta-feira, 18 de maio de 2011

Eu, Socialista, me confesso.

Desde 1976 que sou militante do PS e na Assembleia Municipal até ao final do último Mandato fui deputado Municipal, tendo igualmente desempenhado o cargo de Presidente daquele Órgão, na parte final do Mandato de Fernando Caraças.
Durante mais de 20 anos, com urbanidade e sentido de responsabilidade pelos Campomaiorenses, todos os Eleitos, independentemente da força que os elegeu, defenderam e pugnaram pelo desenvolvimento da nossa Terra. Nem sempre havia concordância, todavia, o bom senso imperava e a esmagadora maioria dos assuntos presentes para discussão, foram aprovados. Em primeiro lugar estavam os Campomaiorenses, o interesse partidário estava reservado para as suas elites.
Portugal vai ter eleições legislativas, os partidos políticos estão em pré-campanha e com demagogia ou sem ela, digladiam-se e acusam-se mutuamente com uma única finalidade, a cadeira do Poder.
A crise está instalada, o País está sem dinheiro à beira da banca rota, o PS na sua acção eleitoral acusa os Partidos da Oposição por não terem aprovado o PEC IV e serem os responsáveis pela TROIKA. Os partidos da Esquerda dizem que os culpados são o PS/PSD e CDS, e o PSD e CDS querem responsabilizar unicamente o PS, como se eles não tivessem viabilizado os OE, ou melhor “querem fugir com o rabo da seringa”.
Todo este chorrilho de ataques e defesas prejudica somente o Povo Português, especialmente os mais pobres.
Esta introdução vem a propósito das eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho, os representantes que os Partidos Políticos nos impigem, vão-nos visitar, dar abraços e beijos, vão prometer mundos e fundos, mas depois de Eleitos borrifam-se naqueles que os elegeram.
É aqui que reside, na minha opinião, um erro de lesa pátria, na escolha dos representantes de cada Distrito, no caso de Portalegre só são eleitos 2 Deputados e ultimamente têm recaído em eleitos do PS e PSD.
A forma como são indicados os candidatos a Deputados depende dos Estatutos de cada Partido, no caso do PS o Estatuto (art. 91) diz que compete à Comissão Politica da Federação aprovar a constituição da lista com a observância dos critérios objectivos a C.P. Nacional. Diz ainda que tendo em conta a dimensão do círculo eleitoral, a CPN pode designar candidatos, indicando o seu lugar, essa indicação não pode exceder 30% do número de deputados eleitos pelo círculo.
Miranda Calha que foi sempre a 1ª escolha da Federação, só aparecia em altura de eleições e muito poucas vezes entreviu no Plenário na apresentação de assunto deste Distrito ou em defesa do mesmo, na minha opinião, ao longo dos anos tornou-se um Velho do Restelo, deixando as defesas dos nossos interesses ao Deputado eleito pelo PSD e nalgumas vezes foi o Deputado do PCP, João Oliveira, eleito pelo círculo de Évora que defendeu os interesses dos doentes do Distrito, sujeitos a tratamento de hemodiálise, que eram tratados no antigo Sanatório em condições desumanas, foi a sua intervenção que despoletou a construção de 2 novos Centros já em funcionamento.
Coube ontem a Campo Maior conhecer a lista dos seus candidatos, não estive presente porque entendo que o candidato que encabeça a lista, natural das Caldas da Rainha e que tem desempenhado as funções de Secretário de Estado é-nos imposto pela Comissão Politica Nacional, como se no nosso Distrito, entre mais de 80.000 habitantes não houvesse ninguém capaz de desempenhar essa função! Poder-me-ão dizer que o segundo, terceiro e restantes são do Distrito, é argumento que não partilho uma vez que, infelizmente, o PS só irá eleger o 1º da Lista. Posso ainda questionar, por acaso o Candidato indigitado conhece todo o Distrito? Conhecerá os Problemas da Insegurança, de Pobreza, de Exclusão Social, de Desemprego? Certamente que não, para estar dentro deles não é a pré-campanha e os comícios que o vão elucidar, para isso é necessário estar no terreno, conhecer as pessoas e visualizá-los in loco.
São estas e outras atitudes que me levam a falar do meu partido, mas o PS é dos poucos partidos que reconhece aos seus membros liberdade de crítica e de opinião, é com base neste direito e com o respeito que me merece as decisões democraticamente tomadas, que proferi esta confissão.
Será que o que é nossa não presta ou então “Santos da casa não faz Milagres” Infelizmente iremos ter que viver com que nos impõem, quer para a resolução da crise, quer na política distrital.
Campo Maior, 18 de Maio de 2011
Siripipi-alentejano


6 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo asim, por "convicção", aliás como todo o bom "socialista" irá juntar a sua voz á do "Eng." Pinto de Sousa. Coerência não falta. E lá vamos cantando e rindo a caminho da bancarota, que espero comece nos "coerentes".

João Martins disse...

Sr. Siripipi:
Em primeiro lugar um aviso: o Sr. quis dizer que o Sr. Miranda Calha nunca interveio (do verbo intervir), nos plenários da Assembleia da República. Mas quem sabe? Se Calha, também terá sido difícil que alguém o “entrevisse” (verbo entrever) por não ter sido muito assíduo ou por não dar muito nas vistas.
Em segundo lugar, eu conjecturei que a Distrital tenha ido buscar alguém de fora do Distrito, devido à péssima prestação do Sr. Calha, nado e criado nele, e seu representante há mais de 30 anos. Quem sabe se assim o resultado não será mais positivo?
No entanto deixe-me dizer que considero que alguém como o Sr. Siripipi, que mostra tão grande conhecimento das coisas da política local, teria sido uma aposta mais segura.

siripipi alentejano disse...

Senhor João Martins
Agradeço o comentário de V.Exª., todavia, como tenho a 4ª classe mal tirada, por vezes dou alguns erros, penitencio-me dos mesmos.
Apesar de tudo, V.Exª. que é mais letrado tinha a obrigação de compreender o texto e não o fez, por isso deturpou o que escrevi.
A politica é para os politicos e eu não sou politico, o que fui durante mais de 20 anos e me dá a experiência, permite-me que vá escrevendo no meu Blogue o que outros não são capazes e de dar a cara.
siripipi-alentejano

João Martins disse...

Oh! Sr. Siripipi:
Então homem? Olhe que eu também não sou muito letrado... Apenas chamei a atenção para o seu pequeno descuido ortográfico, não fosse deixar em confusão alguns dos seus leitores. Eu também, vai que não vai, dou o meu errozito. Está à vontade para me emendar, o que agradeço.
Quanto a dar cara, será feitio meu mas não gosto de dar nas vistas. Mas dei o nome no que escrevi.
A si eu também só o conheço pelo que escreve, sob pseudónimo.
Sem azedume fique-se com os meus cumprimentos pois eu até aprecio o que você vai escrevinhando.
Com os meus cumprimentos

PS: Já agora, a falsa modéstia é uma forma muito aguda de vaidade...
A forma como escreve denuncia que não tem apenas uma "quarta classe mal tirada". Escreve demasiado bem para que assim seja.
Por outro lado, em que ficamos? É ou não é político? Militante de um partido com mais de 20 anos de experiência, exercício de cargos políticos... Se você não é um político, então a quem podemos chamar político neste nosso país?

João Pinheiro disse...

Tenho pelo siripipi,amizade,por vezes uma certa admiração,pela coragem que revela ao abordar certos temas por vezes complicados,para outros mas não para ele,apesar de politicamente não fazer parte,das minhas ideias,da minha ideología nem da sociedade que eu e os meus camaradas lutamos,defendemos e queremos construir.
Apesar de lhe reconhecer alguns méritos dessa sua independência lamento que apesar de tudo e do reconhecimento do trabalho do meu camarada João Oliveira vá votar PS!?. Isto não é um jogo de bola trata-se do futuro de milhões de portugueses.
todos antes de votar devemos pelo menos pensar!

carlos disse...

Não tem muito a ver com o post e o amigo Siripipi irá desculpar-me o Off-topic.
Queria aqui deixar uma palavra ao amigo João Cachola.
Uma pessoa que sempre soube olhar em frente, com o espírito empreendedor e solidário que se lhe reconhece, não merecia este revés.
As coisas irão voltar ao que eram! Será apenas uma ea questão de tempo.Estaremos cá para o que for preciso!