sábado, 13 de setembro de 2014


O QUE IMPORTAMOS E O QUE EXPORTAMOS

(Distrito de Portalegre)

O Jornal “NEGÓCIOS” numa das suas últimas edições publicou um Mapa, baseado em dados fornecidos pelo INE, que retratava a nível Nacional, os valores de Importações e Exportações de cada um dos Municípios Portugueses.
Trata-se de um assunto interessante, que merece uma análise cuidada dos estudiosos destas estatísticas e dos que sendo leigos, como o meu caso, pretende entender a vida e as potencialidades de cada um dos Municípios do nosso Distrito, apreciando os dados contidos no aludido Mapa.
Há muitos provérbios populares que poderia utilizar como rampa de lançamento deste post, por exemplo “Cada Terra com seu uso, cada Roda com seu fuso”, que significa neste caso, a diversidade de realidades que cada Município possui e as desigualdades que existem entre eles.
As assimetrias que se verificam são fruto de factores como a morfologia e tipo dos solos, a agricultura, a indústria, redes viárias, matérias-primas, a existência de infra-estruturas capazes de atrair investidores e o mais importante a massa humana.
O Distrito de Portalegre tem uma população de 118.962 pessoas segundo o último censo, dividida pelos seus 15 concelhos, existindo somente 6 que têm mais de 5.000 habitantes: Campo Maior 8.793; Elvas-23.087; Nisa-7.350; Portalegre-24.973; Ponte de Sôr-16.691 e Souse-5.103, os restantes estão na ordem dos 3.500.
O tecido Industrial tem um impacto relativo na maioria dos Concelhos, pelos dados fornecidos, são excepção, como irão verificar mais à frente, Campo Maior, Elvas, Portalegre nas importações de bens e serviços. Nas exportações, Avis, Campo Maior, Elvas e Portalegre são os que mais contribuem. É a Agricultura que detém o maior peso nas actividades que aqui são desenvolvidas e é também a área mais difícil de quantificar os rácios de importações e exportações, a Industria mais expressiva só em Campo Maior, Elvas e Portalegre.
Os dados do INE não permitem uma análise profunda, são números e é desses números que devemos retirar algumas ilações. No ano económico de 2013, o Distrito de Portalegre, por concelho apresenta os seguintes valores:



Olhando para os valores acima, verifica-se que as exportações são superiores às importações, com algum significado em Avis; Campo Maior; Sousel e Portalegre é que tem um crescimento muito significativo (185.634.131 €), nos outros Concelhos verifica-se que todos exportaram muito menos do que o que importaram, Elvas foi o concelho que teve um decréscimo de 20.000.000 € nas exportações, apesar de ser um Concelho de Fronteira.
Gostaria ainda de salientar que estes dados podem não corresponder à verdade total, uma vez que a economia paralela e a agricultura, como principal actividade do Distrito, os seus resultados pela dificuldade de quantificação, não são considerados nos seus valores reais por se desconhecerem.
Perante esta realidade, há uma imperiosa necessidade de apelar aos Autarcas, aos Agricultores, aos Industriais e ao Governo para que implemente projectos de desenvolvimento, socorrendo-se dos Fundos Comunitários que estão ao seu dispor, para que Regiões como o nosso Distrito e todo o Alentejo possam beneficiar desses fundos, para o seu desenvolvimento e enriquecimento do País.

Siripipi-Alentejano
Campo Maior, 9 de Setembro de 2014.




Sem comentários: