sexta-feira, 7 de março de 2014

CÃMARA ANIQUILA MAMARRACHOS DE BURRICA
Em 15 de Março de 2010, vai fazer quatro anos, escrevi um artigo que intitulei “ OS MAMARRACHOS DE CAMPO MAIOR” como forma de protesto e responsabilização do Executivo de João Burrica que procedeu à renovação de equipamentos urbanos, construindo diversos Mamarrachos que contrariaram a riqueza arquitectónica desses espaços:
1 – A beleza do Largo do Terreiro foi adulterada pela construção de uma Fonte modernista e em mármore, que nada tem a ver com a arquitectura de uma Praça do Séc. XVII;
2 – No Largo do Barata onde se situa a Casa dos Assentos e o Palácio Visconde de Olivã, destruiu a Fonte e o Chafariz para criarem mais um Mamarracho. Acresce que os Candeeiros em Bola, os Mármores e o atrofiamento da Fonte nada tinham a ver com a arquitectura que ali predominava. Como é possível um Arquitecto ter elaborado aquele Projecto? Como foi possível o IGESPAR ter deixado passar este atentado ou não terá sido consultado;
3 – Atrofiaram a entrada da Vila em frente ao Ciclo com um passeio e estacionamento em espinha, felizmente destruída pelo actual Executivo;
4 – A rotunda do Mónaco, demasiado larga, dificulta o acesso de viaturas longas e autocarros que por ali transitam. É um equipamento que deveria merecer uma melhor atenção e um novo redimensionamento.
Campo Maior é uma Vila que possui um Património arquitectónico invejável, ao longo dos tempos houve muita destruição e ultrapassaram-se esses períodos difíceis, é tempo de por cobro a estas situações e procurar que os que nos visitam levem uma boa imagem desta majestosa Vila.
Sempre que por qualquer motivo falamos da nossa Terra, o bairrismo faz-nos enaltecê-la e dizer que é a melhor de todas, mas na verdade há uma certeza indesmentível, Campo Maior é uma Terra linda e os factos históricos que aconteceram desde a sua conquista aos Muçulmanos pelo Rei de Leão e Castela em 1230, granjearam-lhe o título de “Lealdade e Valor” e de “Leal e Valorosa Vila de Campo Maior”.
Finalmente, o actual Executivo Municipal, em boa hora resolveu destruir os Mamarrachos, repondo esses espaços tal como eram antes da nefasta decisão do iluminado Executivo presidido por João Burrica.
O Terreiro já se encontra como era, o Largo do Barata para lá caminha e a pouco e pouco o actual Presidente vai dignificando a nossa bela Vila, colocando-a no lugar que merece e a que tem direito.
Campo Maior, 7 de Março de 2014
Siripipi-Alentejano



2 comentários:

Anónimo disse...

Mas o tal Arquitecto continua em grande... como se nada fosse. Já agora aquele letreiro da casa mortuária, já houve quem confundisse com uma discoteca.

Kustanilha disse...

Concordo consigo, nunca Campo Maior esteve tão bem. Vivemos seguros, temos uma vila limpa, e as negociatas do antigamente desapareceram, só temos e uma escola nova em local desconhecido, festas dos maiores, para dar e vender. Pronto e não vou bater nos ciganitos, nem nas casinhas, que ate aqui tem feito tudo para as merecer. Os anormais do povo que se levantam todos os dias para trabalhar se quiserem algo, trabalhem mais. Porque não fazem nada por merecer.