sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comemora-se hoje, dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, como forma de reconhecimento e homenagem ao SER que torna possível a continuação do Mundo em que vivemos.


É graças ao seu sentido de Mulher, Mãe, Companheira, Conselheira e Amiga que torna possível uma convivência sã, merecedora de admiração e respeito que os Homens lhes devem reconhecer, admirar e agradecer.

Foi a mulher que nas horas mais difíceis surgiu e encontrou soluções para rasgar caminhos para a mudança.

Em 1857, um grupo de operárias de Nova Iorque entraram em greve, reivindicando a redução do horário de trabalho, de mais de 16 horas diárias para 10 horas. Lutaram pela igualdade salarial já que na sua jornada diária recebiam menos de um terço do salário dos homens. Esse dia ficou marcado para sempre: a morte de 130 Mulheres queimadas num incêndio que surgiu após terem sido fechadas na fábrica e a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Não se sabe se é verídico ou lenda, ainda está por descobrir, mas o 8 de Março passou a ser o marco que assinala as lutas e conquistas sociais, políticas e económicas das Mulheres.

Em Portugal, foi com o Abril de 1974, que a Mulher conseguiu conquistas legislativas de grande alcance, tais como o acesso a todos os cargos e carreiras administrativas, à carreira diplomática, à magistratura e o direito de voto sem qualquer restrição.

A nova Constituição garantiu-lhes a igualdade de oportunidades de tratamento no trabalho, no emprego e definiu-lhes que na família o Homem e a Mulher têm os mesmos direitos e deveres quanto à capacidade civil e politica e no que diz respeito à educação dos filhos. É igualmente reconhecido o valor social da maternidade, assegurando-se o direito, antes e depois do parto, a uma licença sem perda de vencimento. Igualmente face a legislação introduzida, as Mulheres passaram a beneficiar da Lei da Paridade, a despenalização da IVG, a Lei da Violência Doméstica e as alterações ao Código do Trabalho no domínio da parentalidade, entre outras matérias.

Mesmo com todos estes avanços as Mulheres ainda sofrem, ganham menos em funções homólogas; trabalham por vezes mais horas do que os homens e têm desvantagens nas carreiras profissionais. A mulher está, na maioria dos casos, sujeita a violência doméstica, estão mais vulneráveis à pobreza e precaridade e como se tem provado ultimamente, são mais qualificadas e ocupam menos cargos de liderança.

Muito foi conquistado, mas muito mais há ainda para ser implementado ao nível da “igualdade”

A Mulher merece tudo o que de bom existe, esta é a minha homenagem a esse SER tão belo e nós Homens não nos podemos esquecer que só somos o que somos, porque existe a Mulher e todos nós nascemos dela.

Campo Maior, 8 de Março de 2013

Siripipi-alentejano



Sem comentários: