domingo, 27 de fevereiro de 2011

CENTRO DE SAÚDE VAI TER NOVO HORÁRIO

Os Centros de Saúde, garantem aos Cidadãos, os direitos que lhes estão consignados no art. 64º da nossa Lei Fundamental (todos têm o direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover) e esse direito incumbe prioritariamente ao Estado, devendo ser universal, geral e gratuito.
Os Centros são extensões do Serviço Nacional de Saúde e dependem das Administrações Regionais, fixando-lhes os horários de funcionamento e os respectivos Quadros de Pessoal tendo por base o tipo de concelho, população e localização.
O Ministério da Saúde à revelia dos objectivos que nortearam a sua essência e com uma finalidade economicista vem fechando Centros de Saúde, Maternidades, ao mesmo tempo e sem o respeito que os doentes lhe deveriam merecer, cortaram os transportes para as consultas de especialidades.
O Governo de Sócrates quer pagar a crise à custa dos que sofrem esquecendo-se que o Governo tem que garantir o acesso de todos os Cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação.
Diz o Povo que “Quem não sente, não é filho de boa gente”, chegou a vez dos Campomaiorenses se insurgirem, como outros Concelhos já o fizeram, por terem encerrado, diminuído o horário de funcionamento e até por terem falta de pessoal ou reduzido o seu Quadro.
O nosso Centro foi visitado recentemente pela Directora da ARS do Alentejo e ficou assente que passaria a encerrar de 2ª a 6ª Feira às 20H00 e aos Sábados e Domingos funcionaria só até às 15H00 e o pessoal Médico e de Enfermagem sofreria redução, a primeira contemplada e sem direito a substituição ou renovação do contrato é a Dr.ª Maria.
Esta alteração vai trazer a todos os utentes do Centro de Saúde, especialmente aos mais idosos e doentes crónicos, sérios inconvenientes uma vez que passam a ter que se deslocar para Elvas ou Portalegre e não nos podemos esquecer que sem transportes gratuitos, os custos têm que sair dos seus bolsos.
Não podemos, perante estes factos, cruzarmos os braços, é necessário que o Senhor Presidente da Câmara exija da ARS-Alentejo que o horário de funcionamento se mantenha e que não depaupere o Corpo Clínico e de Enfermagem existente.
Campo Maior, 27 de Fevereiro de 2011
Siripipi-alentejano

3 comentários:

«O ALCAIDE DO CASTELO» disse...

olá amigo eu já disse que estou desponivel para fazer uma frente comum para defendermos o que temos direito a segurança as urgencias no centro de saúde o direito á habitação solidariedade em tempos de crise, queremos um campo maior democratico sem mêdos para bem do povo um abraço

Anónimo disse...

Mas existe presidente de Câmara? Não, porque nada se vê de importante e de interesse nesta terra. O presidente da autarquia não tem carisma, não tem capacidade para sensibilizar a população para o grave problema que é a saúde. Já fez alguma coisa sobre os cortes das credenciais?
Mas passado todo este tempo o que é que este presidente já fez.
E onde está o presidente da Comissão politica do PS, nada diz sobre estes problemas que afectam a saúde em Campo Maior.

portas.da.vila disse...

É triste ver ao ponto que o pais chegou, e Campo Maior também.
É a hora de reconhecer que somos pobres, e não temos dinheiro para fazer vida de rico, e a vida que temos feito, tem sido graças ao dinheiro que era emprestado, e não dado, coisa que os portugueses desconheciam, ou atiravam para trás das costas.`
É triste ver estes cortes na saude, e mais virão.
Quanto à camara nem uma palavra veio a publico, o importante agora são as Festas!! Foi uma promessa politica fulcral para a continuação do nosso executivo, mas promessas que se façam sentir no dia a dia da população essas não se veem, e até estão a piorar!
Estamos no Carnaval, uma época do ano que os presidentes de camara adoram, dada a época alta de palhaços.
Qual será o fato de carnaval do nosso presidente este ano?