quinta-feira, 3 de março de 2011

APÓS INTERREGNO DE 7 ANOS VAMOS TER FESTAS DO POVO...

Em 1995 escrevia no “Noticias de Campo Maior” que após alguns anos de interregno (6 anos) Campo Maior voltava a ter as suas afamadas Festas do Povo.
No passado sábado, em cerimónia realizada no Centro Cultural foram anunciadas oficialmente, no Programa “Praça da Alegria” Portugal e o Mundo ficaram a saber que de 27 de Agosto a 4 de Setembro, durante oito dias, vai ter lugar uma enorme demonstração de cultura popular, própria dum Povo com raízes e história.
É uma verdade demasiadamente propalada. A beleza transmitida pela azáfama desenvolvida por todos os Campomaiorenses, ao longo de mais de sete meses de trabalho e que de uma noite para o dia, consegue transformar a nossa Vila num Jardim multicolor e paradisíaco, feito de milhões de flores e outros artefactos confeccionados em papel.
Nesse período, centenas de milhares de visitantes vão ficar deslumbrados com as maravilhosas ornamentações que se lhes deparam aos seus olhos e por vezes questionam-se: “Como é possível toda esta beleza! Como podem transformar o Papel num Mundo de realidades e tornar tão vivo o imaginário!”
Essa resposta está no coração e bairrismo de todos os Campomaiorenses e é fruto de uma herança advinda de geração em geração, que pretende preservar na intenção de igualmente poderem transmitir aos seus descendentes. Os nossos usos e costumes, as nossas tradições são um património cultural de grande valor, é a realidade de um Povo que labuta de dia e de noite mas que consegue, apesar do trabalho insano que desenvolve, criar esta maravilha quiçá só comparável aos afamados Jardins suspensos da Babilónia.
É difícil para qualquer Campomaiorense quantificar estatisticamente, quer em custos, horas de trabalho, quer a quantidade de materiais utilizados, no entanto sabe-se que para a produção de todos os artefactos, intervêm milhares de pessoas, jovens e velhos, diariamente ao serão e entre histórias e cantares, vão criando as ornamentações que vão deliciar quem nos visita.
As Festas aí estão, mas falar das Festas e não falar das “SAIAS”, era esquecer mais uma das mais importantes tradições dos Campomaiorenses, todos sabemos que são as Festas do Povo e o São Mateus os maiores eventos para esta manifestação da nossa Cultura, ninguém pode falar das Festas sem recordar com nostalgia os seus Bailes de Saias, as desgarradas e descantes.
Os trabalhos já se iniciaram, as Festas são uma realidade, nem mesmo a crise vai segurar o Povo da nossa Terra, é preciso que todos possamos trabalhar com denoto, é necessário ultrapassar alguns problemas que por ventura ainda existam e devemo-nos preparar para receber todos aqueles que nos vão honrar com a sua visita.
Campo Maior, durante as Festas, transformar-se-á numa PRIMAVERA fora do tempo. A hospitalidade, a alegria e o carinho que dedicamos aos nossos visitantes, são a expressão mediática da nossa forma de ser. A brancura das nossas casas que ressalta à vista de todos, não é só própria dos Campomaiorenses, é natural em todo o Alentejo, pois tratando-se de terra de pão, é também terra de brancura e amor.Campo Maio

4 comentários:

carlos disse...

Festas do Povo.
O grande ex-libiris de Campo Maior.O maior factor de identidade cultural do nosso povo.

Seremos estupidos se nao soubermos aproveitar.

Quando digo aproveitar não me refiro apenas ao momento, ao espaço de tempo de 10 dias que dura.

Refiro-me ao saber agarrar esta (QUE PODE SER A ÚLTIMA) oportunidade para agilizar as Festas de modo a garantir a sua realização com uma periodicidade certa e regular.

Kustanilha disse...

Viva as festas!!
Tenho que marcar as férias!!

Afonso da Maia disse...

O Comendador Rui Nabeiro foi homenageado em Elvas, como descrevo no meu blogue ELVAS CIDADE VIVA. Parabéns!

bie150146 disse...

Já há sete anos que tive pena de não ter aproveitado a festa pois pelo que vi na televisão, era muito bonita. Este ano não vou faltar!