domingo, 21 de novembro de 2010

AO SABOR DA PENA...

Hoje, apeteceu-me reflectir sobre alguns acontecimentos vividos em Campo Maior na primeira quinzena de Novembro e que refuto de alguma importância.
O Orçamento Participativo foi uma das iniciativas postas em prática pelo actual Executivo Municipal, para isso realizaram-se várias sessões com a finalidade de auscultar a comunidade Escolar, os Empresários, as Associações e os Munícipes em geral.
Lamentavelmente a afluência foi diminuta, desconhecendo-se se a ausência de participantes se deveu à má divulgação ou ao desinteresse das diversas Entidades e dos Munícipes. Mesmo assim, na última sessão realizada no Centro Cultural no passado dia 15, com pouco mais de 20 participantes, houve algumas intervenções muito interessantes, destacando-se a intervenção do Dr. Francisco Galego que focou vários aspectos da vida Campomaiorense (Cultura, Espectáculos, Eventos e Festas do Povo.
Mais do que as palavras proferidas pelo Dr. Francisco Galego, eu considero-as como uma Oração de Sapiência, das quais o Presidente Ricardo Pinheiro deve retirar as ilações mais convenientes para as tarefas que se lhe avizinham.
Houve outros oradores que falaram do problema da habitação, da segurança e das carências sociais da nossa população, são problemas prementes e que urge uma acção imediata.
No final das intervenções, o Presidente o Município, agradeceu as sugestões que lhe apresentaram e, em matéria de Orçamento Participativo, disse que iria ter em consideração as alusões feitas.
Ricardo Pinheiro falou sobre as obras iniciadas recentemente, do seu financiamento e da vontade da realização das Festas do Povo em 2011 e ainda falou levemente da Piscina da Fonte Nova sem adiantar a razão porque ainda está encerrada.
Outro acontecimento foi as eleições para os Corpos Gerentes da Associação das Festas do Povo e a eleição da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia.
Dos temas tratados, aproveito para divagar um pouco sobre os mesmos: as Festas do Povo são um espectáculo genuíno da nossa Cultura, é uma tradição que herdamos, que temos de preservar e transmitir às novas gerações. Não nos podemos esquecer que é uma tradição que carregamos desde 1889.
Eu já escrevi sobre a forma de tornar viáveis as Festas do Povo, a Vereadora Drª. Isabel Raminhas, na sessão que referi, levantou um pouco o véu e referiu algumas da ideias que sugeri no artigo que escrevi, neste Blogue, em 2 de Setembro deste ano.
As Festas só serão possíveis em 2011 se a Câmara e a Associação motivarem a população, para isso têm que iniciar contactos Rua a Rua falando com as pessoas. Apesar da crise económica que se vive, o investimento nas Festas podem contribuir para que em Campo Maior se inverta essa situação.
A Piscina da Fonte Nova, inaugurada em 28 de Junho de 2009, continuam fechadas, as explicações dadas são insuficientes, a Câmara deve esclarecer o que se passa e quais as razões, não nos podemos alhear que estão em causa cinco milhões de euros.
A acção social, se há fome em Campo Maior, se há conterrâneos que vivem com dificuldades, torna-se imperioso e urgente que a Câmara Municipal, as Empresas, as I.P.S.S. do Concelho, Conferência de São Vicente de Paulo e Coração Delta, se unam e implementem os meios necessários para ajudar quem precisa.
Finalmente, a nossa Autarquia, no Orçamento para 2011, deve apertar o cinto em diversas áreas, uma onde se poderão poupar milhares e milhares de euros, como preconizou o Dr. Francisco Galego, é reduzindo os gastos nos espectáculos, em Festas e Eventos, há Câmaras nossas vizinham que cortaram em 50% todos os gastos referidos, Campo Maior deve fazer o mesmo.
Siripipi-alentejano

15 comentários:

«O ALCAIDE DO CASTELO» disse...

olá amigo. o seu comentário é simples e real, mais uma vêz digo as festa do povo só em 2012, não á condiçôes para fazer festas em 2011, temos a parte velha da vila toda abandonada casas é mau estado, ruas aquase desertas como é possivel fazer festas do povo? e mais com o terceiro mundo ás portas da vila, e assaltos todos os dias nesta zona, temos que inverter toda esta situação para fazer as festas com segurança PENSO EU QUE..... um abraço

Anónimo disse...

O orçamento participativo é um reflexo do marketing politico que actualmente se esta a aplicar um pouco por todos os municípios.

Este marketing pretende criar uma imagem do que realmente não existe, a imagem da aproximação da autarquia junto da população, que vai unicamente servir para preencher mais que uma página no Jornal de Campo Maior e servir apenas para iludir a realidade actual.

Infelizmente a afluência têm de ser diminuta, porque muitos dos que gostariam de expor as suas ideias, problemas, criticas e sugestões consideram que tais manifestações podem não ser muito bem aceites e ter reflexos menos positivos no seu dia-a-dia.

Existe uma frase que quando era pequeno me lembro de escutar e de divulgar “AS FESTAS DAS FLORES FAZEM-SE QUANDO O POVO QUER”

Esta frase sempre teve para mim um significado muito importante, significava a união entre as pessoas, a vontade de fazer algo em comum um mesmo desejo.

Com a evolução social estas crenças têm vindo a diminuir, e á que aceitar que as nossas festas podem trazer muita coisa de positiva a Campo Maior, por isso há que apostar fortemente na sua realização.

Acho apenas que a associação de festas deve ser totalmente alheia a autarquia, empresas ou outro qualquer tipo de entidade.
Deve agir como tal associação e não ser dependente destas entidades, pois só assim se poderá retomar o caminho do trabalho realizado no passado.

Se olharmos ao nosso redor existem associações que têm evoluído como normais empresas, criando imagem de marca bem referenciadas, mas para quem quiser analisar nenhuma têm ligações a qualquer entidade.

Como foi num passado, esta na altura de criar uma associação estruturada na continuidade, mas sempre com a imagem de marca “AS FESTAS DAS FLORES FAZEM-SE QUANDO O POVO QUER”

siripipi alentejano disse...

Caro anónimo das 00H49
Concordo com o seu comentário, eu próprio ao longo dos anos tenho escrito imenso sobre as Festas, quer em Jornais de Campo Maior, quer no meu Blogue.
Se tiver possibilidade consulte o arquivo do siripipi-alentejano, nos diversos artigos sobre as Festas, aí encontrará a opinião que o Senhor perfilha.
As Festas, apesar da crise, são necessárias e poderão ser rentabilizadas. Também concordo que seja unicamente a Associação a desenvolver o processo, mas não
nos podemos esquecer que neste momento não se podem fazer candidaturas à União Europeia e como tal para arranque tem que ser o Muncipio a disponibilzar essas verbas.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Venham a mim as criancinhas ...

…é o que ressalta, de quem a Campo Maior chegar via família “bloguista”, e deparar com a “vivacidade” do debate fúnebre que se observa nos chamados “blogs” adultos.

Nada tenho contra as crianças , até sou daqueles que acham que as criancinhas-são-o-melhor-que-há-no-mundo, e é de louvar a perseverança criativa de todas as Betas aqui da aldeia, que vão dando diariamente alguma animação , colorido juvenil á tertúlia, com os seus bonequinhos rosa, azul, cãezinhos, gatinhos, colherinhas , florinhas, ursinhos, babetes, calcinhas, vestidinhos, e todos os ” inhos” que vos vierem aos neurónios , e que a mim não me “alembra” agora.

Mas lá que dá que pensar dá, o porquê deste tão grande fosso geracional entre a pequenada (ou de quem escreve para eles) e os seus paizinhos ( sim que para haver crianças estas têm que ter pais) porque filhos do espírito santo, não são com certeza .

… e daí nunca se sabe, até talvez por isso a pergunta pertinente, que toda a gente anda de nariz no ar a fazer, do porquê de “só” agora a autorização do uso do preservativo pelo Santo Papa.

Será que haverá Santos a mais ?

…e já não nos chegava há oito dias o Sr. presidente do montepio alegrar-nos no programa humorístico da dona Fátima, não é que vem agora também o nosso ilustre Sr. Siripipi – deste único e santo homem há a esperar tudo - reafirmar alegremente com a sua “oração sapiente” que será-o-nado-morto-duns-papeis-pendurados- a facil salvação para nos tirar da crise ?

Isto é um escândalo atroz !

Então anda o coitado do nosso 1º. Ministro, calçando todo o tipo de botas ; pondo os pés em todos os caminhos; só e abandonado como uma velha concubina; esfalfando-se avidamente a mendigar pelo mundo a venda de Portugal por tuta e meia ( esta dos chineses talvez não seja má ideia, cortando cada português em cerca de 100 pedacitos sempre dava para cada chinês comprar nos 300 lá do sitio, e colocar nas suas mesinhas de cabeceira, a servir de “recuerdo” de como eram as pessoas dum país chamado Portugal) …

… a oferecer ao cão e Sr. Obama, carne para canhão ao desbarato para o Afeganistão – enquanto outros estão a fugir - e nós ingratos como Pilatos, com a simplicíssima receita milagrosa aqui nesta aldeiazita perdida nos confins do Alentejo, e nem lhe dizíamos nada ?

Esqueça lá isso do O. participativo para entreter as massas (do) triunfo, ou da piscina de água (bem) salgada.

Por amor a Deus não se distraia, empenhe-se com a sua longa experiência a formar já uma comissão – para não perder tempo até pode aproveitar (a que antes do ser já o era) nomeada soberanamente - e vão a correr a Lisboa safar Portugal, a criatura, e o seu governo exasperado, antes que este cambaleante como está, caia irreparavelmente nalguma mina de carvão chinesa, mortificando-nos lascivamente a todos.

Não lhe roubo mais tempo.

Salvem-se, salvando-nos !

… o forte cheiro do jantar, está-me chegando voluptuosamente!

siripipi alentejano disse...

Ao Anónimo das 20H30
Não é a primeira vez que aplica o seu "LIRISMO" para denegrir e ofender. Se é assim tão erudito e jucoso faça como eu, dê a cara para que todos saibam quem é!
Não apliquei o famigerado lapis azul porque não sou como V.Exª., em tudo o que escrevo procuro fazê-lo com base nos meus conhecimentos e na experiência de mais de sessenta anos e quando tenho que criticar faço-o construtivamente.
Na próxima vez e para bem de quem escreve na blogosfera Campomaiorense irei ponderar nos seus comentários já que o estilo é pobre utilizando um mau português.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

O senhor como pessoa tão informada, tenho a certeza que sabe qual é o destino das piscinas.
Quanto ás festas, porque sou lerdo, não estou a entender, o apelo á sua realização quando ao mesmo tempo se diz que existem pessoas com graves carências. Mas o dinheiro gasto nas festas que eram do Povo, seriam mais úteis a colmatar essas dificuldades. Isto sou eu a pensar, cá para os meus botões.

Anónimo disse...

É bastante interessante ler os comentários anteriores, sobretudo o do anónimo que descreve na perfeição os acontecimentos que se encontram na ordem do dia, pena é que não aporte nada de novo, apenas comentários que lemos nos jornais, vimos na tv e escutamos na rádio, mas exposto de uma forma bastante lírica.

Tenho na opinião que estes blog’s deveriam servir para expor ideias que servissem de ajuda para melhorar algo, criar alguma coisa de novo, e acredito que qualquer pessoa pode ajudar nisso.

Nos dias de hoje precisa-se de toda a ajuda possível, dos com mais experiencia, dos líricos, dos com menos experiencia.

Apenas um aparte no que refere á experiencia. Nem sempre a idade traz mais experiencia. O que traz a experiencia é a rotina, o viver situações. Pergunto eu: quem tem mais experiencia, o que tem a carta de condução á mais tempo ou o que faz mais Km.

Quando se gosta e se acredita em algo, luta-se por isso sem querer nenhum protagonismo, e este tipo de blog’s têm esse poder. Consegue-se expor ideias que podem servir para algo e de uma forma anónima.

Pelo que leio neste blog, fala-se sobretudo de Campo Maior e suas Gentes e um dos temas que li são as festas das flores, pelo que deixo uma ideia.

Desconheço se a comissão de festas constituída ou por constituir possui estatutos, mas acho que estes estatutos deviram salvaguardar o “ Povo “ de Campo Maior. Desde a população em geral aos empresários. Devem ter prioridade em tudo o que envolve estas festas para que a riqueza gerada sirva para o desenvolvimento da vila.

Gostava muito de provar que este tipo de blog pode servir para algo e se de cada vez que uma pessoa lê-se este blog deixa-se uma ideia, talvez se conseguisse criar algo de novo.

Sei bem que existem muitos boas ideias por ai, escrevam-nas aqui , vão servir para algo…..

Anónimo disse...

Pão e circo! É o que este executivo herdou do seu antecessor... A ladainha continua a ser a mesma, com ou sem dinheiro... As Festas do Povo têm bom e mau: boa oportunidade para a autarquia colocar no seu plano de actividades culturais mais umas festas... Um bom motivo para alhear os munícipes dos problemas sociais da vila... Festa é festa! Mau... Só se não me deixarem dormir umas horas...
Agora a sério... Acho que seria sem dúvida proveitoso que de alguma maneira os reais lucros das Festas contribuíssem para combater algumas situações de exclusão social, de pobreza e de desemprego na vila de Campo Maior. O Povo na sua sabedoria só deveria contribuir para a realização das Festas se estas situações fossem resolvidas ou estivessem em vias de resolução por parte da autarquia, dado que esta se mostra tão empenhada na sua realização. Não pode ser só o Povo a dar litro, como se diz...
Os ditos representantes de uma ideologia socialista tão defensora do Estado Social presente na Câmara Municipal deviam repensar as suas prioridades em termos de Acção Social...

Orçamento participativo!? É mesmo só mais um tema para encher (chouriços) páginas no jornal da propaganda autárquica. Se fosse para alguns amordaçados irem lá salvar o seu posto de trabalho do despedimento, aí talvez a casa estivesse cheia... Ou até mesmo se houvesse música (até que havia, mas não era pimba) e algum acepipe para aligeirar a "larica"... com certeza que o funeral tinha sido mais animado.

Anónimo disse...

Tanta coisa dita sem o mínimo de rigor... Queiram V.Exªs. anotar que a Associação de Festas, pelo menos nas edições de que eu me recordo, e nos anos em que essa realização lhe proporcionou algum lucro, sempre contribuiu para o desenvolvimento de algumas das instituições campomaiorenses mais carenciadas(por exemplo em 1998 ofereceu uma ambulância aos Bombeiros). Sabia ?? Ah não sabia...Poiis..
O que eu proponho agora é que,caso as de 2001 dêm lucro , se distribuia por outras instituições de indole social(Santa Casa,Curpi,Conferencia S.Vicente de Paula, etc)

carlos disse...

Cada vez são menos os que comentam (não neste blog mas no geral dos blogs de CM). E cada vez são mais aqueles, dos que ainda vão comentando, que o fazem como Anónimos.
Isto deveria dar que pensar.

Anónimo disse...

Carlos, não sei se leu o comentário do anónimo do dia 22 pelas 00:49 que falava na participação da população no orçamento participativo, e dizia : “Infelizmente a afluência têm de ser diminuta, porque muitos dos que gostariam de expor as suas ideias, problemas, criticas e sugestões consideram que tais manifestações podem não ser muito bem aceites e ter reflexos menos positivos no seu dia-a-dia.

Pelo que se vê aqui tem de acontecer o mesmo, não vá haver algum reflexo menos bom no dia-a-dia.

Mas com diz … dá que pensar.

Carlos, mesmo no anonimato, lá vão surgindo algumas ideais e sugestões com fez o anónimo do dia 25 pelas 22:53, e muito bem. Fazem falta muito mais destas sugestões e sobretudo de pessoas como este anónimo.

Bem me lembro dessa ambulância…. Trabalhava-se com planeamento e método, e lá apareciam os resultados positivos.

Anónimo disse...

É muito bom ver que mesmo no anonimato ainda á pessoas que querem dar o seu contributo no que diz respeito ás nossas festas.

Já aqui estão varias sugestões:

Anónimo 25/11/2010 das 22:01 - O que eu proponho agora é que, caso as de 2001 dêm lucro , se distribuia por outras instituições de indole social(Santa Casa,Curpi,Conferencia S.Vicente de Paula, etc)

Anónimo 24/11/2010 das 00:28 - Estatutos deviriam salvaguardar o “ Povo “ de Campo Maior. Desde a população em geral aos empresários. Devem ter prioridade em tudo o que envolve estas festas para que a riqueza gerada sirva para o desenvolvimento da vila.

Anónimo 24/11/2010 das 04:10 - Acho que seria sem dúvida proveitoso que de alguma maneira os reais lucros das Festas contribuíssem para combater algumas situações de exclusão social, de pobreza e de desemprego na vila de Campo Maior.

Carlos realmente tanto anónimo dá que pensar, pode ser que com tanto anónimo os senhores do poder repensem os seus modelos de actuação.

Por isso a todos os anónimos, escrevam aqui as vossas sugestões sem receio.

Anónimo disse...

Muito se fala das Festas. Coisas
sensatas e outras nem tanto. Fazer festas para terem a qualidade artistica das últimas, será melhor
ficarmos quietos. As pessoas eleitas para Associação não podem cair nos mesmos erros. Não pode criar encargos baseados em receitas e apoios que posteriormente não aparecem. Como diz um dos anónimos as Festas costumavam dar lucro e com o qual de apoiavam instituções. Mas as últimas deram prejuízo que alguem suportou. Eu para dizer sim, gostava de assitir por exemplo a uma reunião, onde não houvesse claques organizadas a boicotar as opiniões que quem livremente se quisesse exprimir e na qual nos fosse explicado o projecto que têm para a realização das Festas. Não é com arrudas me vão convencer.

carlos disse...

Não critico os anónimos por serem anónimos.
Critico sim as circunstancias que os (nos) obrigam a ser anónimos.

Uma ideia boa, uma opinião válida serão sempre positivas, independentemente de quem as emita.

Camané disse...

Amigos força vamos fazer as nossas festas,não as podemos deixar fugir para o Redondo,e deixem-se de só pensar na crise as nossas festas geram muito dinheiro para Campo Maior.

PS.Por favor não misturem politica com as nossas FESTAS DO POVO