quinta-feira, 1 de abril de 2010

ENXARA - Festividades da Páscoa

Há 50 anos, decorria o ano de 1960, no Tribunal Judicial de Elvas, o Meritíssimo Juiz Dr. Patrão, condenou diversos Campomaiorenses, dois em penas de prisão (José Maria Napoleão com 30 dias e Mário Serpa, conhecido pelo Para Ratos em 40 dias) e outros (António Camilo, Matias Batuca, Cipriano Videira, João Centeno, José Passão, Manuel Borrega, Manuel Calaça, etc.) em 1.149$00 cada um, pelo crime de ULTRAJE Á MORAL PÚBLICA.
Esta condenação deveu-se ao facto de na primavera de 1959, como vinha sendo habitual, alguns grupos de amigos que procuravam as margens aprazíveis do Rio Xévora (Salvador e Enxara) para petisqueiras de são convívio, a maioria desses ajuntamentos tinha lugar junto da degradada Igreja de Nossa Senhora da Enxara (que nessa altura, servia de guarida ao gado de um abastado agricultor da nossa Vila), terem encenado uma procissão (simulada), o andor era uma padiola que se encontrava no interior da Igreja e a imagem era o Valério Fialho, ainda muito jovem.
Como se vivia em clima de opressão, alguém denunciou ao Cónego Francisco Farinha o sucedido e este transmitiu-o à GNR, que de imediato iniciou inquérito e alertou a PIDE. A verdade é que o Jornais da época fizeram manchetes, e o Jornal Alentejano “A Defesa” na sua primeira página, em parangonas, denominava o acontecimento como “Alerta Vermelho em Campo Maior”.
O obscurantismo que Salazar impunha e a repressão a que os Portugueses estavam votados, aproveitaram a inocência e a simplicidade de dezena e meia de Campomaiorenses, tentando transformá-los em revolucionários, apodando-os de comunistas. Quanto muito e se alguma ilação se deveria ter tomado dessa manifestação, seria como uma forma de revolta, o estado de abandono do Santuário.
Felizmente que os Campomaiorenses tiveram essa percepção e hoje pode-se afirmar, que na década de 60 e por esse facto, a Igreja foi entregue à Paróquia de São João Baptista, que procedeu a sua restauração e a abriu ao culto. É a partir daqui que a população faz da Enxara o palco especial das comemorações da semana da Páscoa.
A Festa em honra de Nossa Senhora da Enxara é um dos momentos altos da vida dos Campomaiorenses, tornando-se numa Romaria procurada por centenas de famílias que ali acampam.
Se hoje a Enxara se tornou num local aprazível, de convívio e de culto, devemos reconhecer que isso só foi possível graças à procissão que levou um Juiz de Direito a condenar alguns Campomaiorenses por “Ultraje à Moral Pública” e não como Revolucionários Comunistas”, bem-haja a esses homens que ao cumprirem a sentença, foram pessoas de vistas largas.
Siripipi-alentejano

9 comentários:

João Paulo disse...

Excelente momento histórico... e uma grande Lição!

Obrigado por partilhar esta história!

Bem haja e boa Páscoa a todos!

Dr. Estranho Amor disse...

Deliciosa história, as usual, eminência.

São nas pequenas histórias de homens anónimos que se encontram os caboucos das nossas vidas.

Anónimo disse...

Eu por acaso sou dos "rapazes" da primeira comissão que organizou a festa.

Padre Soares, José Celestino, Manuel Terrinca, Sr. Saragoça, etc.

mas penso que a ideia foi essa, porem uma comissão não fosse o diabo tecelas.

Jack The Ripper disse...

Os mais jovens agradecem este relato. Desconhecia este episódio que por ventura deu origem à festa da Enxara

Feliz Páscoa!

Anónimo disse...

A história só é novidade para os
jovens. Quanto ao trabalho ali realizado, em minha opinião, deve-se ao esforço das diversas comissões constituidas ao longo dos anos. Homens que deram e continuam a dar o seu esforço para melhorar o recinto, e que infelizmente muitos campomaiorenses não respeitam. E digo-vos que muitos deles não foram e não catolicos patricantes. Porque os tais curssitas "os de bater com a mão no peito a toda a hora" nãp sujam as suas mãos naquele tipo de trabalho. Já repararam que os andores deixaram de ter aqueles suportes que serviam para os homens os transportarem?

vale a pena disse...

muito obrigado por este post, sem duvida dos melhores que tenho lido, e por me ter deixado mais rico a nivel de cultura geral dos nossos ante-passados proximos.mas aproveitava tambem para recordar um grupo de amigos conhecidos como os AMENDOAS que bastante fizeram por esta festa, sem ter nada a dizer da actual comição de festas que tem elaborado um trabalho esplendido. muitos parabens a todos e muito obrigado

Anónimo disse...

é bom não esquecer os irmão amêndoas, o freitas, o baguinho, o pato, o maia, entre outro, foram estes senhores com um S mt grande que com mt sacrificio ajudaram a erguer aquela igreja e que tudo fzram por esta nossa festa, mts das obras foram financiadas dos bolsos deles, deram o que tinham e ñ tinham, para que aquele santuario ficasse digno de seu nome.

so um ponto que me custa ver, se todos se sacrificaram pk é q a fonte so tem o nome dos maias?

sera que os amêndoas, o freitas, o baguinho, o pato, entre outros ñ merecem tb um monomento para eles, qd todos sabem que os primeiros foram os que mais trabalharam por aquilo, mas que infelizmente a morte os levou primeiro?

fico aqui a questão?

Anónimo disse...

Parabéns. Muito bem escrito. Dados históricos relevantes.

Anónimo disse...

Boa tarde!!!

Realmente fico abismado, pq há ainda quem se lembre da realidade dos factos e das pessoas que BASTANTE contribuiram para aquele Santuário.

Ao contrário da presente comissão das festas de N.S.da Enxara, pareçendo esta que não tem o minimo conhecimento dos antepassados que dizem respeito a tão belíssimo local.

Os que mais LUTAM e FAZEM, depressa caiem em esquecimento.

Bem haja.