terça-feira, 6 de abril de 2010

CENTRO ESCOLAR VAI SER UMA REALIDADE

Entre as muitas competências cometidas aos Municípios em matéria de Cultura e Educação, destaca-se a participação no planeamento e na gestão dos equipamentos educativos.
Através do Dec-Lei nº. 144/2008, o Governo estabeleceu o novo quadro de transferências de atribuições e competências na área da Educação e determinou que essas transferências só se poderiam efectuar se os Municípios já possuíssem CARTA EDUCATIVA.
Em abono da verdade, graças à acção atempada do anterior Executivo, Campo Maior foi dos primeiros concelhos do País a dispor de Carta Educativa, mas sabia-se que a sua implementação teria custos elevadíssimos para o orçamento municipal.
A Carta Educativa previa a construção de um Centro Escolar de raiz que albergasse toda a população escolar até ao 3º Ciclo, desactivando-se a maioria das actuais Escolas Primárias e Ciclo.
O actual Executivo Municipal aprovou por maioria, com a abstenção dos Vereadores da Oposição, a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara para adjudicar, por ajuste directo, a elaboração dos projectos necessários para a construção do novo Centro Escolar.
È de lamentar que na votação da proposta, a oposição se tenha abstido apesar de concordar, pois se existe Carta Educativa esse documento só foi possível por acção do seu cabeça de lista para a Autarquia, o que torna essa votação uma atitude incompreensível!
Segundo a proposta do Presidente Ricardo Pinheiro, o futuro Centro está enquadrado na estratégia do Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1º Ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, este novo Centro visa garantir a igualdade de oportunidades de acesso a espaços educativos de dimensão e recursos adequados, através do reordenamento e racionalização do parque escolar.
O novo Centro Escolar será uma realidade e vai servir uma população escolar de 898 alunos, 480 do 1º Ciclo do Ensino Básico, 218 do 2º Ciclo e 200 da Educação Pré-Escolar distribuídos, respectivamente, 39 turmas por 39 salas, além de todas as restantes infra-estruturas que as complementam.
Este investimento irá ser suportado por verbas provenientes do QREN, através do PORA-CIMAA, no qual o Município, no seu Eixo III, detém cativo o valor elegível de investimento de 1.700.000,00 €, e ainda o regime de Overbooking neste enquadramento, que vai disponibilizar fundos substanciais, mas que também implicará avultados fundos do Município.
A par deste investimento, que enriquecerá o património escolar do concelho, também o Ministério da Educação, através da Parque Escolar, E.P.E., adjudicou pelo valor de 143.484,00 €, à firma ARQWORK-Arquictetura, Lda, a elaboração do projecto de arquitectura e coordenação geral de projecto da Escola Secundária de Campo Maior.
O novo Centro Escolar e a requalificação da Escola Secundária, concentrando num espaço delimitado toda a população escolar de Campo Maior, permite-nos afirmar que o nosso Concelho irá ser na Região Alentejo, um Oásis neste deserto assaz esquecido.
O futuro parece estar com Campo Maior. Oxalá não haja nenhum acidente de percurso e que a sua construção possa ser iniciada no último trimestre de 2010 ou início de 2011.
Campo Maior, 6 de Abril de 2010
Siripipi-alentejano

8 comentários:

s.joao baptista disse...

Isso já vem do tempo do burrica!
Agora mais qualidade de vida para os campomaiorenses è que não vejo nada! Lares, centros de recuperação para idosos, terrenos e casas baratas para as pessoas!
Isso sim é qualidade e melhoria em relação ao estado actual das coisas, actualmente as casas é uma ROBALHEIRA,que é uma herança burriquista.

Jack The Ripper disse...

A obra aqui enunciada é obviamente uma mais-valia, no entanto, deixe que lhe diga Cardeal Siripipi que não acho que seja motivo de tamanho regozijo. Porque digo isto? Porque é mais uma obra das chamadas "de tijolo e cal" mas que não trás nada de novo.

Expressando-me melhor, o facto de todas as escolas partilharem o meso espaço só beneficia alguma economia de escala nos custos de manutenção e de funcionamento. O que era realmente importante é que os conteúdos escolares melhorassem, com mais e melhores equipamemntos exclusivamente dedicados à educação escolar. Ai sim, Campo Maior estaria a apostar no futuro, o futuro esta na formação e na educação.

siripipi alentejano disse...

Amigo Jack
Permita-me que não concorde com a totalidade do seu comentário, uma vez que conheço permonerizadamente a Carta Educativa e sei que todosos equipamenros a construir vão ser dotados com o que há de mais moderno, não vai ser uma obra de "tijolo e cal" como afirma.
Quanto aos conteúdos, partilho da sua opinião, todavia, esssa responsabiloidade pertence aos pedagogos e esses fazem parte das estruturas do Ministério da Educação.
Esperamos que o nosso Edil seja chamado pelas extruturas do M.Educação a participar, apresentando as sugestões preconizadas na Carta Educativa.
Cumprimentos
siripipi-alentejano

Dr. Estranho Amor disse...

Do ponto de vista pedagógico, do ponto de vista social e humano, colocar jovens de 17,18,19 anos em directa convivência com crianças de 3,4,5,6,anos é um verdadeiro atentado a tudo o que de bom foi possível construir em matéria educativa. É mais um passo na desconstrução do edifício escolar.

Este projecto terá, com certeza, enormes vantagens económicas mas também será uma catástrofe educativa e social. É preocupante a banalização da educação e mais preocupante é que Campo Maior queira ser pioneiro numa iniciativa destas características, alinhando em aventureirismos kamikazes.

Caro Ricardo Pinheiro, este seu humilde apoiante e votante continua a tomar nota para memória futura.

siripipi alentejano disse...

Dr. Estranho Amor
Agradeço o seu comentário, respeito a sua opinião, contudo, quero dizer-lhe que os jovens de 17,18 e 19 que pertencem ao 3º Ciclo (10, 11 e 12º anos) frequentam a Escola Secundária e essa não vai ficar inserida no Centro Escolar. No meu post eu até refiro que o Min.da Educação tem a concurso o seu projecto de remodelação. Das 306 Municipios, Campo Maior integrou as primeiras 40 Cartas Educativas, homologadas en Conselho de Ministros e por isso é que talvez tenhamos sido pioneiros.
siripipi-alentejano

Jack The Ripper disse...

Caro Siripipi,

Agora é que não percebo...então a escola secundária fica de fora?
Mas onde será esse centro escolar? O que será feito aos terrenos das escolas actuais?

Diga-me por favor onde encontrar mais informação sobre este tema pois gostava de lhe dedicar um post no Decampomaior.

Já agora que falamos em escola, não me leve a mal que lhe chame a atenção para um ou outro erro ortográfico. Estruturas é com "s" e não extruturas com "x".

Anónimo disse...

Pela rama, ao correr das teclas, dois ou três exemplos ...

A bem da Segurança...
Começaram por acabar com as pequenas esquadras da policias, e concentrá-las em grandes esquadras, “dotadas de equipamento de segurança ( topo de gama) e acompanhamento pessoal “!

A criminalidade baixou ? Não.

A segurança da população melhorou ? Não.

A bem da Saúde...
Continuaram, acabando por desmobilizar dezenas de centros de saúde e maternidades, para concentrá-los em grandes áreas hospitalares “dotadas da ultima tecnologia em equipamento e pessoal” pagos pelo Estado, e posteriormente alguns deles entregues de “mão beijada” aos Melos e Cia, Lda.!

As estatísticas da saúde melhoraram ? Não.

A assistência á população (digo população) progrediu ? Não.

A bem do Desporto...
Prosseguiram, construindo novos estádios (que já querem demolir) “dotados da mais sofisticada tecnologia e conforto” !

O desporto melhorou ? Não.

A população pratica mais desporto assistido, está mais confortável, tranquila, ou as assistências (no geral) subiram? Não.

A bem da Justiça...
Novos tribunais, e a politica do prosseguimento de concentração de outros, e todos dotados com “ultra segura e moderna rede informática”…

E quê ? ...(como dizem nuestros hermanos).


A Industria e Pescas, escandalosamente falidas...(e como sabe tudo pormenorizadamente; deve saber porquê e por quem)

Os pequenos empresários, esmagados e sufocados em beneficio e protecção das grandes superfícies... (deve continuar a saber porquê, e por quem)


A Agricultura fala-se de quando em vez, (não pelo que produz) mas pela continuação ( já vem dos tempos da monarquia), dos muitos e generosos subsídios dos avôs para os netos e dos pais para filhos e amigos...

Na Educação...
Quer debatê-la (?) seriamente iniciando pelos (novos campos de concentração de jovens) e não quererá antes começar, por essa vergonha lamentável de interesses, que é actualmente o Parque Escolar E.P.E. ?.

…ahhh ! e disse uma coisa muito acertada:
..."mas que também implicará avultados fundos do Município ".

... ponham-se a “brincar” com pioneirismos nas escolas, para entrar no Guinness Book (se possível aos saltinhos, acenando lencinhos, e gritinhos histéricos para as TVs) com” parvoeiras” do tipo da maior omolete, ou maior feijoada, ou maior festa de flores.
... e continuem, continuem a saltitar alegremente de ramo em ramo, e não cuidem de tratar radicalmente a raiz ( a sério e não a fingir) da até aqui árvore das patacas...

E agora vou almoçar, que se faz tarde...

siripipi alentejano disse...

Amigo Jack
Agradeço-lhe a chamada de atenção para o erro ortográfico, a verdade é que o "s" está na segujnda fila do teclado por coma do "x" e como não escreve com dois dedos é natural por vezes esses erros, sabe a velhice leva a que nos possamos enganar.
Quanto à Carta Educativa, eu não fiquei com o exemplar distribuído pela Câmara, foi debatido pelo grupo do MICM e esse exemplar está na posse do Senhor Pedro Morcela, no entanto, como Municipe o Jack pode ir à Câmara e pedir que lhe facilitem a sua consulta.
siripipi-alentejano