quinta-feira, 25 de março de 2010

PORQUE NÃO ABREM AS PISCINAS DA FONTE NOVA

No próximo domingo, dia 28 de Março, a Piscina Coberta da Fonte Nova, completa seis meses da data da sua inauguração e contínua, sem qualquer explicação, encerrada ao público.
No discurso de posse, o actual Presidente da Câmara, deu conhecimento que uma das suas primeiras acções prendia-se com a resolução do problema da Piscina e a verdade é que a sua eleição tornou-se um elo de esperança para todos os Campomaiorenses, que esperam um Campo Maior mais desenvolvido, onde todos possamos aspirar a uma melhor vida.
A Piscina coberta, como já escrevi, é um investimento de mais de 5.000.000,00 € em que a empresa Municipal Campomayor XXI detém 49% do capital da Campiscinas S.A., sendo este capital proveniente de verbas transferidas pela câmara Municipal e pelo aval concedido num empréstimo contraído na C.G.D. no valor de 4.250.000,00€.
As receitas da Campomayor XXI provêm exclusivamente de transferências do Orçamento Municipal e são essas transferências que têm de servir para cobrir as despesas correntes, juros e amortizações do empréstimo contraído, uma vez que não possuem receitas próprias.
No passado mês de Fevereiro, a Câmara Municipal distribuiu o nº. 1, IV Série, do Jornal de Campomaior, explicando as suas principais linhas de acção e as iniciativas já encetadas. Uma das acções a salientar prendia-se com o elevado peso das dívidas a fornecedores e os encargos financeiros assumidos com a empresa municipal Campomayor XXI, o que levaram o actual Executivo a adjudicar, por ajuste directo, a uma empresa da especialidade, uma auditoria externa às contas da referida empresa.
O contrato de adjudicação da auditoria foi assinado em 30 de Dezembro de 2009 com a KPMG & Associados SROC. S.A, pelo prazo de 45 dias, o que pressupõe que já tenha sido feita e o respectivo relatório entregue ao Município.
Não nos podemos esquecer que o Presidente Ricardo Pinheiro herdou do anterior Executivo uma pesadíssima herança, os compromissos assumidos e não cumpridos são muito elevados e que podem hipotecar a linha de acção do seu programa eleitoral.
O que não podemos deixar de exigir, para bem da verdade e da credibilidade da sua gestão, é que de uma vez por todas, nos informe das razões porque é que a Piscinas ainda não está aberta ao público?
Se há anomalias na gestão ou se existem ilegalidades (financeiras ou formais) os Campomaiorenses têm o direito de serem informados!
Pela minha experiência e pelo que sei nesta matéria, julgo que é tempo do nosso Presidente dizer-nos o que se passa, doa a quem doer, o dinheiro dos contribuintes não pode andar ao sabor das ondas.
Campo Maior, 25 de Março de 2010
Siripipi-alentejano

8 comentários:

Kustanilha disse...

A seguir ao segredo de FATIMA, a abertura das piscina de Campo Maior deve ser o segredo seguinte mais bem guardado!
Eu como o siripipi também pensei que com este o progresso e a melhoria de qualidade de vida dos campomaiorenses seria superior!
Mas com o passar dos dias começo a perder essa ideia da cabeça, limitando-me aceitar a signa de ver Campo Maior mais pequeno!!
Quantos às piscinas, é uma vergonha não abrirem, nem falo dos custos mensais, porque se está a pagar a pessoal para estar em casa, o povo têm que procurar outros destinos.
Quanto à auditoria, só concluo uma coisa se existisse alguma aldrabice já se sabia!!
Julgo que o executivo devia mostrar trabalho coisa que não se vê!!!

portas.da.vila disse...

Existe muita sujidade nas autarquias, ordenados extra-bem pagos, pareceres pagos a tecnicos da propria autarquia, e muitas luvas!!
É nacional esta situação, o que entristece muito o povo!!
As piscinas são como a história da agua.
Este executivo está a penalizar os campomaiorenses.
Porque não abrem? Já não há desculpas para tanta demora!!
No negocio da agua sabe-se agora que o contrato negociado com o burrica estava a penalizar a aqualia em muitos milhoes de euros, estando esta para rescindir o contrato, no entanto o novo executivo negociou um novo em que estabeleceu como regulador do preço da agua o IPC(indice de preços no consumidor) que por acaso este ano esteve um aumento de 27%. Dai o aumento na nossa agua!!
A auditoria nao deve ter dito nada senão já tinha saido outro comunicado.
De facto, assim estamos mal!!

Anónimo disse...

Estava o Sr. Ricardo tão descansadinho...


Sr. Siripipi

O senhor é uma pessoa digna, com muitos conhecimentos autárquicos ,que utiliza tanto uma escrita de prosa hábil, como tanto falha (minha opinião) por vezes em realismo.

Mas vamos lá a tentar ser práticos:

O Sr. Presidente Ricardo “ herdou uma pesada herança” porquê?

•Alguém lhe apontou alguma pistola ao peito para o obrigar a concorrer a Presidente da Câmara?

•Não era mais que previsível que ao sai vencedor fosse “herdar” uma situação difícil ?

•Já viu (ou ouviu) alguma vez autarquia ou Governo do país, vir anunciar que “herdaram” uma situação de desafogo financeiro, flores frescas nas secretárias, pessoal “Colgate” e totalmente profissional, como nos sonhos cor de rosa ?


Vamos deixar-nos (por receios inconcebíveis) de dar uma no cravo e outra na ferradura, e de tentar arranjar desculpas “ lamechas e lugares comuns” e começar a exigir mais trabalho; comunicados informando a população com verdade; argumentação responsável ; que é uma coisa que até agora não foi feito pelo Sr. Presidente tanto no caso do “ re-negócio” ( profundamente infeliz) do contrato da água ,assim como no assunto das piscinas ( que não era, mas já começa a ser dele ) que o Senhor, muito responsavelmente traz hoje a lume, e do qual esperamos todos novos desenvolvimentos.

E a propósito :

Amargura-me que certos senhores que só pelo facto de lhe terem dado eventualmente o seu voto nas ultimas eleições venham para a bloga como se fossem patrões do Presidente , dar “recados-ordens” com assuntos de “chacha” exigindo a destruição do que está feito ( ex: passeios da entrada da vila) que até por acaso também acho de mau gosto, mas daí vir exigir a sua demolição, quando há tanta obra tão premente em lista de espera, não deixa de ser uma carga de certa maneira cruelmente irónica...

Sr. Siripipi : Fazia-nos tanta falta nesta terra, saborear o refresco da democracia, ganhar a critica cáustica, acutilante, mas sincera, para ver se afugentava-mos duma vez para sempre, todos estes medos, “odiozinhos”,” raivinhas” que nos toldam e enferrujam o humor de tédio... e começarmos a ser um pouco mais responsavelmente lúcidos, nesta terra, que não é, nem leal e muito menos valorosa.

... bem e agora vou jantar, e mais lá para adiante reler umas páginas da "D.Flor e os seus maridos" do J. Amado. Veja lá para o que me havia de dar ...

Boa noite.

Dr. Estranho Amor disse...

Eminência,

Registo com agrado o seu regresso às lides blogosferianas e apraz-me verificar que esta questão das piscinas também lhe é cara.

Este problema aquático - e vão dois - é apenas mais um presente envenenado que os incontornáveis Lennon/McCartney, perdão, Burrica/Pingo, deixaram ao actual executivo. O primeiro foi o esplêndido contrato da Aquália e este é o segundo dos muitos que irão surgir.

O imbróglio jurídico/político/financeiro que tomou conta do projecto revela bem quais foram as linhas orientadoras que o anterior executivo traçou para a governação: boas doses de improvisação, umas pitadas de irresponsabilidade e uns pozinhos de megalomania. Um cocktail explosivo que se prepara para rebentar em mãos alheias.

Não será fácil sair da trapalhada mas o actual executivo só pode fazer uma coisa: arregaçar mangas e resolver o problema sob pena de a piscina que Burrica encheu seja o local onde Pinheiro naufragou.

E mais do que comunicados e explicações, a população quer é ver trabalho e ideias. Para laxismo, conformismo e muitos outros ismos, já tivemos a nossa dose durante muitos anos.

Não repitam os mesmos erros e tentem não meter água. Com excepção da piscina,claro.

s.joao baptista disse...

Mostrem os documentos ás pessoas, para se saber a verdade!
Deixem-se do disse que disse, porque já estamos fartos de ouvir e não ver nada!

não vale a pena disse...

o dr. esranho amor tem muito do seu nome, amor porque é fiel ás suas convicções socialistas, estranho com bastante mais logica porque talvez precise que lhe relembre o compremiço eleitoral desse partido. concordo com um comentario feito atraz, ninguem obrigou ninguem a nada mas tambem não se defendam desta forma tão pouco inteligente, paresse-me que o sr. joão muacho foi mais um tiro no pé que outra coisa. uma aposta tão bem feita como esta de remodulação total e vão cair na burrice de por essa personagem??? por favor isto não tem mesmo nada haver uma coisa com outra........... e lembrem se QUANDO A RAPOZA ANDA AOS GRILOS MAL DA MÃE E PIOR DOS FILHOS (lol).. tem um pouco de realismo meus senhores e desculpem a sinceridade. ate breve mas tirem esse joão de cena por favor

A Toupeira disse...

Enfim, eu cá fico numa de estoico comodismo. O centro cultural também abriu muito mais tarde do que a data prevista... Deve ser tradição da administração local, independentemente de quem lá esteja.

Anónimo disse...

Falamos só do Presidente da Autarquia e então os novos Administradores das Piscinas não têm nada a dizer.
Penso que o nosso Presidente está atado de mãos e pés dado a sua juventude e inesperiência de gestão tem que se rodear de pessoas que talvez não sejam as melhores conselheiras, enfim isto já se esperava e ainda vamos no inicio.