quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O adeus a João Burrica!...

No passado dia 11 de Outubro, Ricardo Pinheiro obteve a maioria absoluta, é o novo Presidente da Câmara Municipal. No sufrágio participaram 5814 eleitores ou seja 76,05% dos Campomaiorenses recenseados.

A sua eleição é um sinal de esperança e a sua juventude e dinamismo vão contribuir para que Campo Maior consiga, enfim, sair do marasmo de 12 anos de poder autocrático e anacrónico de um Senhor absoluto – João Burrica.

Ricardo Pinheiro apresentou-nos, na sua campanha, um programa eleitoral que integra e define os objectivos que o vão nortear durante estes quatro anos (2009/2013), trata-se de um programa recheado de ideias próprias e que conta com a participação de todos, no entanto, quero deixar-lhe um alerta “Os Políticos devem estar na Política para servirem o Povo e não para se servirem a eles próprios”.

Sei que o novo Edil vai ser um Presidente astuto e que não vai deixar de aproveitar os Fundos Comunitários que restam, candidatando o maior número de projectos ao QREN.

Agora vou falar-vos do Presidente cessante e dizer-vos, na minha opinião, que poderia ter saído pela porta grande, como se diz na gíria tauromáquica, mas a sua passagem pela Câmara irá ser recordada por ter sido o principal impulsionador de injustiça e de discórdia, contrariando o seu principal slogan de campanha “Queremos um Campo Maior Justo, Livre e Fraterno”

João Burrica nunca uniu os Campomaiorenses, pelo contrário afastou-os uns dos outros, principalmente os que não comungavam das suas ideias.

Ao longo deste doze anos muito escrevi sobre João Burrica, denunciei as irregularidades que cometeu, critiquei a sua gestão e constatei a demagogia, o culto da personalidade, o seu narcisismo e o constante auto-elogio que o envolve e o torna numa figura ridícula.

Um Autarca astuto, inteligente, que fez uma obra importante no seu Concelho, nunca deverá auto-elogiar-se, esse reconhecimento deve ser feito pelos Eleitores.

Importa salientar que, apesar de tudo, deixou alguma obra (C. Cultural, C. Convívio de Degolados, Remodelação do Jardim Municipal), mas muito mais poderia ter feito e não o fez. Lamentavelmente João Burrica foi o Presidente de Câmara do nosso Distrito que menos projectos candidatou a Fundos Comunitários e os que foram aprovados (C.M. 1109 e 1115) não foram executados tendo as respectivas verbas sido devolvidas a Bruxelas pela C.C.D.R do Alentejo (1.800.000,00 €).

Na apresentação da sua candidatura, João Burrica fez-me lembrar os vendedores de banha da cobra que percorriam antigamente as Feiras e Mercados, no seu discurso disse que ele era o maior, que foi ele que fez isto e aquilo, que foi ele o Presidente que mais investimentos públicos realizou, que mais estradas requalificou, que foi o Autarca que sempre cumpriu o que prometeu.

É lamentável este tipo de discurso, esta demagogia, toda esta falácia. Onde estão as promessas que tinha feito há quatro anos: a Requalificação do Centro Histórico; a Requalificação da Rede Viária; o Apoio à Recuperação de Casas Degradadas; incentivar a construção de habitação para Jovens e disponibilização de terrenos infra-estruturados para auto-construção; a beneficiação e remodelação de todos os acessos à Vila, etc.

Foram estes e outros problemas que levaram os Campomaiorenses a apostar numa mudança, esperamos que Ricardo Pinheiro saiba retirar as ilações necessários desta vitória e não poderá deixar-se adormecer à sombra de uma bananeira.

João Burrica deve analisar os resultados e fazer um exame de consciência, deve ponderar no que errou e no que poderia ter feito, hoje está a pagar os erros cometidos.

Por vezes o Povo tem a memória curta e o Ex-Presidente irá sentir essa situação, vai ficar só e todos os que o idolatravam, que lhe davam palmadinhas e beijinhos, são os primeiros a afastarem-se e a mudarem de passeio, quando o virem, só para não o cumprimentarem.

É a triste sina de um Político que enganou os seus Eleitores.

In Memoriam de João Burrica!...


Campo Maior, 15 de Outubro de 2009

siripipi-alentejano

11 comentários:

Camponês disse...

Parabens pelo "Memoriam de João Burrica", mas será que o mesmo que tanto se auto elogiou, terá a capacidade de ver onde erro, onde deixo morrer a alma campomaiorense.
Claro que não "eu sou o maior".

cump

Anónimo disse...

-Mais uma vez, o Siripipi, deu provas do seu interesse sobre o que se passa em Campo Maior.
-O conteúdo do que publica, mostra como, o Presidente Burrica, errou sempre na governação de Campo Maior.
-O resultado das elçeições foi inequivoco.
-"As eleições nunca se ganham, são os detentores do Poder que as perdem !"

Anónimo disse...

então uma pessoa como o senhor não fez parte da lista do ps? pela sua experiencia sempre atento aos problemas da terra, ha coisas que não entendo,enfim

Anónimo disse...

Seria talvez boa altura de se deixarem de fomentar ódios...

Anónimo disse...

acho que o facto de ´ter afastado a autarquia do maior empresário da região diz tudo.

perguntem aos autarcas do nosso distrito quanto dariam para ter um empregador como o sr. rui nabeiro nos seus concelhos.

nós que temos a sorte de o têr em campo Maior, tinhamos a Câmara de costas viradas.


penso que agora sim. finalmente vamos ter um executivo que vai trabalhar em conjunto com o maior empresário da região o que só vai beneficiar Campo Maior.

MANUEL disse...

Sabes também como eu, que o João Burrica apenas perdeu estas eleições há Câmara porque se debateu não com o jovem, mas sim com um homem com imenso poder na nossa terra. Mas atenção, porque ele é sem duvida o grande vencedor das eleições autàrquicas no concelho.
Embora eu também, o tenha criticado pela sua gestão autàrquica, pela sua arrogância, por não saber ouvir os outros e pensar que só ele é que sabia e tinha razão não deixo de reconhecer que ele até fez algum trabalho para Campo Maior.
Face ao momento que atravessamos, continuar a alimentar ódios entre socialistas não vai concerteza ser bom para Campo Maior e tão pouco para o PS que numas próximas eleições se arrisca a perde-las.
Faço votos para que o novo presidente da câmara saiba honrar o compromisso que assumiu e saiba respeitar o partido que o elegeu.
Diz a história recente, que nem os antes nem os depois, souberam respeitar o partido socialista.

José Martinho disse...

Um dia todos poderão ver o que foi o reinado do JB em Campo Maior. Mas convém não esquecer que ele não agiu sózinho. Teve grandes cumplicidades. Tão grandes, que eu não sei se alguns deles não lucraram mais com as manigâncias do que o próprio JB. Alguns ainda estão activos através da Assembleia onde se acoitaram e a partir da qual manobraram os cordelinhos. E houve alamas negras que se arvoraram em donas mandando e desmandando à custa do povo.
Eu digo e repito o que alguém já disse antes de mim: Cuidado! Eles vão andar por aí. E eu até acho que alguns são mais tenebrosos e perigosos que o próprio JB. Acho mesmo que ele nem sequer tinha inteligência para arquitectar alguns dos piores esquemas e golpes que foram realizados nos últimos anos.

Engenheiro disse...

Vou fazer uma análise muito rápida pelo Eng. JB. Pronto, já está.
Votos comprados! É uma técnica já muito antiga que a maioria ou quiçá a totalidade dos políticos tem vindo a usar. O proprio JB o fez.
A derrota foi entregue nas mãos dele com impressões digitais provenientes da freguesia que fica localizada a 7km da vila de Campo Maior.
Digam-me lá se faz sentido perder-se uma freguesia no mandato onde se apostou mais em infraestruturas e onde se angariaram mais moradores para a dita povoação?
Como comprariam as pessoas? T-shirts? Porta-moedas de silicone?
Isqueiros? Desculpem lá mas só me dá vontade de rir. E fico muito triste com a falta de atitude e seriedade das pessoas. Nesta situação só posso usar a expressão, "facada nas costas".

É normal que o povo se sinta cansado, que exista a necessidade de mudança, podemos até encarar como uma necessidade de evolução. Claro está, se vem aí evolução ou regressão, ninguém pode afirmar...Resta-me esperar.

Off-post: O senhor Siripipipi debate bons assuntos, lança bons temas...Mas a redundância só lhe fica mal.

Cumprimentos

Zé Camões disse...

Eu sou daqueles que me regozijo com a queda do III Burrikheish, trocando por miúdos, pela queda da Ditadura ao fim do 3º mandato.
O Sr. João Burrica mereceu levar cada facada traiçoeira, uma vez que ele traiu aqueles que sempre o apoiaram e actuou, na parte final do seu mandato, como um autêntico déspota.
Toda a vila sabia do aparteith que acontecia nos paços do município, mas muitos fecharam os olhos alheios à discriminação do outro, e este outro tinha lepra? Não. Simplesmente penava diferente do executivo.
Sr.Siripipi, o “caído” presidente negou-se inclusive a pagar horas extra a funcionários e quando abordado sobre a questão, disse que não pagava porque não queria, conheço algumas vítimas da sua soberba.
Acho que foi feita justiça pelo povo e uma nova manhã poderá surgir.

Cumprimentos.

roy disse...

sr. ze camões essa manhã vai ser um pouco negra mas tudo bem dou o beneficio da duvida, mas para se fazerem coisas tão importantes como gerir uma camara deviam ir na lista pessoas com algum historial politico porque o Ricardo está completamente cru nestas andanças, a Isabel desculpem mas não tem ponta de perfil o amigo sergio não tem a estaleca nesseçaria e todos nos o conhecemos um pouco. conclusão deviam ter tido um pouco mais de cuidado para existir mais equilibrio na balança, isto é uma critica construtiva para futuro não estou a defender a,b ou c

roy disse...

caro sr. siripipi quando é a tomada de posse? ja agora perguntava lhe se tem conhecimento da primeira reviravolta na nossa vila que bem precisa?