quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SEMANA DAS TRADIÇÕES - Uma utopia sem fúturo...

No ano passado num post sobre Tradições escrevia: “Perdoem-me os mais velhos, mas no tempo da velha senhora, os governantes para manterem o Povo sereno e distraído, davam-lhes Festas e transmissões de Futebol (ópio do Povo) e assim mantinham-nos afastados dos problemas do dia-a-dia (a guerra no Ultramar, a Fome, a discriminação e uma vida de opressão) foram estes contextos que levaram o Povo a procurar a emigração na intenção de terem uma vida melhor e para fugirem à ditadura.
Felizmente que a ditadura acabou, a democracia nasceu e a liberdade foi uma dádiva do 25 de Abril, todavia, ainda remanesceu alguns focos, não de ditadura, mas sim de um novo sistema politico mais moderno – a Autocracia.
Um dos métodos mais usados para obter votos, foram os favores políticos, as Festas, as Excursões, os Almoços e Jantares a qualquer pretexto, nessas práticas podem-se gastar o dinheiro do contribuinte a seu belo prazer, o que interessa é que se amealhem mais uns punhados de votos, nisto João Burrica é exímio.
O Povo gosta muito deste tipo de actividades, mas as obras mais prementes e de mais necessidade ficam guardadas na gaveta da secretária..
A Semana das Tradições e as Festas são o exemplo, muitas vezes questiona-se o que são Tradições!
Tradições são uma transmissão oral de lendas e narrativas ou de valores espirituais de geração em geração. Uma crença do Povo, é algo que é seguido conservadoramente e com respeito através de gerações. Uma recordação, memória ou costume.
Basicamente, tem-se por TRADIÇÕES, no sentido amplo, tudo aquilo que uma geração herda das suas precedentes e liga às seguintes. Os aspectos específicos das Tradições devem ser vistos em seus contextos próprios. Tradições Culturais, Religiosas, Familiares e outras formas de perenizar conceitos, experiências e práticas entre gerações (in Wikipédia).
Meditando nos conceitos de Tradições atrás referidos, não posso deixar de salientar que a nossa verdadeira Tradição e fonte de inspiração dos Campomaiorenses são as FESTAS DO POVO.
As Festas do Povo são um símbolo vivo da cultura do nosso Povo e constituem uma verdadeira enciclopédia das nossas verdadeiras Tradições, dos nossos usos e costumes e da nossa hospitalidade.
Presentemente em Campo Maior tudo é diferente, a nossa Cultura é um manancial de despesismo, no ano passado inventaram a Semana das Tradições com um desfile etnográfico e as Varandas de São João (este ano de Janelas floridas). Na semana que terminou, desfilaram 28 agrupamentos de outros concelhos (despesas com deslocação, caches e alimentação) e 5 grupos de Campo Maior, como essas despesas ainda não foram publicadas no portal da Internet não as poderei quantificar, mas no ano passado ultrapassaram os 150.000,00 €.
No desfile etnográfico, os trajes de outrora, foram-nos mostrados pelos vários Ranchos Folclóricos que nos visitaram, os nossos trajes têm que ser retirados dos baús das nossas avós. Esta Semana das Tradições, na minha opinião, são um atentado à nossa Cultura, aos nossos usos e costumes e à memória dos nossos antepassados e só servem para que os Restaurantes, na mostra de gastronomia, possam servir refeições às centenas de figurantes dos diversos grupos. As Varandas Floridas, como no ano passado, foram mais um fiasco da Senhora Vereadora, cerca de 30 janelas a maioria sem qualidade e mesmo assim, o Município adquiriu papel no valor de 5.000,00 €, para ficar em armazém!
Finalmente e na sequência do que fiz em 2008, quero dizer ao Senhor Presidente e à Senhora Vereadora da Cultura, que contrariamente ao que afirma e subscreve no Programa Oficial, estas Tradições não são as Festas que os Campomaiorenses gostam de participar, é uma enormíssima mentira e até é demagógico afirmar que se trata de um momento de grande exaltação da nossa Cultura, do nosso bairrismo e da nossa forma de ser.
Em 2010, vai haver Festas do Povo, essas são a nossa verdadeira Tradição, espero que o próximo Presidente assuma e incentive o Povo para que as Festas sejam uma realidade e não nos podemos esquecer que diariamente, de todo o Mundo, questionam quando a realização da próxima edição.
É tempo de por na prateleira o relógio avariado e substitui-lo por um mais novo e com nova tecnologia.
Campo Maior, 9 de Setembro de 2009
Siripipi-alentejano

10 comentários:

GARCIA GORDO disse...

OLÁ estive a lêr com muita atenção o seu comentário, é uma realidade, onde diz que vão fazer as festas do povo em 2010, eu diria em primeiro que tudo limpar toda a parte velha da vila incluido o MARTIR SANTO que é uma vergonha, outra questão como podem fazer as festas com ruas aquase desertas e casas todas abandonadas, quem vai remar as ruas e fazer as flores? a politica sem ética é uma vergonha

Joel Costa disse...

Gostava de lhe dizer que aprecio os seus escritos, quer pelo que neles revela, quer pela forma desassombrada como toma posição perante os casos da administração que se vão dando por esta vila de Campo Maior. Pessoalmente não o conheço, nem faço questão de que isso venha a acontecer. Por isso, tenho toda a razão para escrever o que se segue.
Acho perfeitamente anormal que haja pessoas que escrevem comentários insultuosos sobre si e imagino que outros muito piores nem aparecem porque as pessoas têm o bom-senso de os moderar e não os publicam.
Ora bem. Mas essa gente nunca contesta nem desmente as afirmações que faz, nem os casos que denuncia. O que prova que não têm argumentos para o contradizer. Apenas o insultam e o ameaçam como forma de o intimidar e desacreditar. Por isso, incito-o veementemente a que continue nesta sua cruzada de desmascarar hipocrisias, corrupções e incompetências. Aí temos uma forma bem democrática de cumprir a nossa missão cívica em prol do bem-estar da população desta vila que tão martirizada tem sido pelo regabofe impune de certas criaturas que fazem da política uma forma de se beneficiarem sem qualquer preocupação de pugnar pelo bem comum.
Cumprimentos

GARCIA GORDO disse...

SR.JOEL COSTA, tambem não o conheço, mas já vi que é uma pessoa que sabe o que quer, eu sei que me quer calar a boca, a calunia é como o carvão, quando não queima suja, mas felismente são poucas essas pessoas, eu quero trabalhar para bem dos campomaiorenses, sem interesses, só quero a transparencia e verdade, foi por esse caminho que me candidatei pelo BE. há junta da expectação, não se admite com esta politica do abandono vejam a parte velha da vila, é mesmo uma politica agressiva contra todas as pessoas que aqui hatitam incluindo eu mesmo, agora está nas mãos dos cidadãos. se querem inverter esta politica votem para o BE. mas eu como activista vou sempre lutar para bem dos campomaiorenses, aliás foi sempre o meu combate, antes de ser reformado eu era sindicalista, trabalhei muito para bem dos trabalhadores e não só um abraço

campomaiorense atento disse...

tenho estado a ler as suas mensagens as quais aprecio e como é obvio tambem passei pelos comentários quero deixar aqui um reparo sr siripipi aproveite só o que é bom, porque a maioria dos comentários não deixa nada é só M.... CONTINUA

Joel Costa disse...

Sr. Garcia Gordo:
O senhor leu mal o que escrevi. Eu não o ataquei e muito menos pretendo calá-lo. Até acho interessante a sua "guerra" contra o destrembelhamento des má governação que temos em Campo Maior.
Eu estava a referir-me a outros comentários que, à falte de argumentos insultam e um dos mais atingidos e o Siripipi porque é que mais denunciam as matraficias e irregularidades.
Entendeu?

Joel Costa disse...

Sr. Garcia Gordo:
O senhor leu mal o que escrevi. Eu não o ataquei e muito menos pretendo calá-lo. Até acho interessante a sua "guerra" contra o destrembelhamento des má governação que temos em Campo Maior.
Eu estava a referir-me a outros comentários que, à falte de argumentos insultam e um dos mais atingidos e o Siripipi porque é que mais denunciam as matraficias e irregularidades.
Entendeu?

carlos disse...

Essa do relógio é sentido figurado..?
Desculpem mas é que se aplica bem à aberração dos cantos de baixo.

carlos disse...

Desculpem o abuso mas tomei a liberdade de divulgar aqui o apelo que o João faz no seu blog.

Hoje por ti e amanhã por mim...

Aqui vai o link e se virem o bicho,p.f. avisem.

http://www.joaocustodio.net/2009/09/procura-se/

Obrigado!

Anónimo disse...

Continuando nas tradiçoes temos o almoço dos avós.Alterou-se o dia por causa das autarquicas para não haver confusões SIC.Então o que sucedeu ontem!!!
Nos dicursos do Senhor Presidente do Municipio e da Assembleia há uma nitida campanha eleitoral autentico comicio e o artista convidado a apelar o voto no Senhor Burrica...
É triste. Utilizar um evento onde estão pessoas que vão conviver e com os dinheiros publicos ( o evento é desenvolvido pelo municipio logo o dinheiro é nosso dos nossos impostos para beneficio de todos e não de alguns).É um ultraje a Campo Maior e a quem lá esteve um Concelho de pasado de luta pela democracia que se assista a esta atitude arrugante, corrupta.
É um atitude desesperada comotemos vindo a assistir nos discursos nestas inaugurações que se tem feito.
Assim é de se alterar a gestão do municipio para gente honesta, competente e democratica

Anónimo disse...

estou totalmente de acordo com o que diz o anónimo das 16.22 pois é tempo de parar de brincar com o nosso dinheiro, pois tambem é tempo, de as pessoas abrirem os olhos, pois tanto fazem os que estão no poder agora, como os que lá sempre estiveram.
atenção campomaiorenses, faço-vos uma pergunta:- quem esteve no poder autartico desde o 25 de abril em campo maior? pois todos respondem o partido socialista não é verdade.
pois é, não estará na hora de dar oportunidades, a outras forças politicas, que existem no concelho. pois bem meus amigos eu sou daqueles que vou tentar com o voto, mudar, todo estes esquemas que existem,na nossa terra.