quarta-feira, 2 de julho de 2014

CAMPOMAIORENSE – QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ !...

 Hoje dia 1 de Julho, o nosso Campomaiorense completa 88 anos de vida, foi graças a um punhado de Campomaiorenses, Sportinguistas de coração, que neste dia de 1926, resolveram constituir este Clube, tornando-o uma das primeiras Filiais do Sporting Clube de Portugal e consequentemente um dos maiores ícones do nosso Alentejo.
Ao longo destes 88 anos de vida, o Campomaiorense viveu períodos de muitas alegrias e de algumas tristezas, tornando-se como um dos maiores esteios Desportivos do Alentejo. Foi igualmente um grande formador de Homens, contribuindo para o enriquecimento da cultura física dos nossos Jovens, unindo-os na prática desportiva como forma de os afastar das misérias sociais que a vida, por vezes, os confronta “ Alma sã em Corpo São”.
É um Clube com uma História riquíssima, filiado na Associação de Futebol de Portalegre, o Campomaiorense ganhou oito Troféus importantes: Campeão da 2ª. Divisão na época de 91/92, a Liga de Honra na temporada de 96/97, Campeão Distrital da 1ª. Divisão da A.F.Portalegre em quatro ocasiões (62/53, 69/70, 71/72, 2011/12, o Campeonato de Portalegre em 1946 e da A.F.Portalegre-Supertaça na temporada de 2011/12. Participou em muitos Campeonatos  Nacionais da Terceira Divisão e em variadas edições da Taça de Portugal de que foi Finalista em 1999, derrotado pelo Beira-Mar, curiosamente por ter descido de Divisão.
O Campomaiorense foi promovido pela primeira vez à 1ª. Divisão Nacional, em 1995, sob a orientação de Manuel Fernandes. O clube foi apenas o terceiro Clube do Alentejo a atingir o direito de participar na 1ª. Divisão Nacional, os outros dois foram o Lusitano de É em 1960 e o nosso eterno rival (no bom sentido)  “Elvas” na década de 80. Os maus resultados na época de 95/96 provocaram a saída de Manuel Fernandes e a consequente descida de Divisão.
Na época de 96/97, com a chegada de novos jogadores, fomos Campeões da 2ª Divisão e ascendeu de novo à 1ª Divisão treinado pelos Luvas Pretas João Alves depois de ter substituído Diamantino Miranda, cujo trabalhos não deu resultados agradáveis. Em 2001 baixamos à 2ª. Divisão e face às despesas do Clube o Presidente resolveu acabar com o profissionalismo, passando desde então a competir nos Campeonatos de Juvenis.  Em2006/07,o Campomaiorense  ressurgiu e começou a competir a nível regional. Na época de 2011/12, o Campomaiorense ganhou o Campeonato Distrital e o acesso à 3ª. Divisão Nacional, mas por decisão da sua Direcção, renunciou participar no Campeonato.
Foi a morte de um Clube que tudo deu em prol do Futebol da nossa Região, limitando-se unicamente à formação dos Jovens Campomaiorenses.
Aos Campomaiorenses resta-lhes as recordações de um passado desportivo que muito nos orgulhou, que trouxe milhares de adeptos de todos o Sul do País, especialmente Alentejanos, que trouxe desenvolvimento e movimentação nos serviços de restauração, enfim, que ajudou a levar o nome da nossa Terra em Portugal e até no Estrangeiro.
A nível de profissionais do Futebol, muitos foram os que também nos deixaram gratas recordações: Treinadores: Manuel Fernandes, Diamantino Miranda, João Alves, José Pereira, Carlos Manuel; Jogadores: Abel Silva, Beto, Bruno Mendes, Bruno Patacas, Carlos Fernandes, Carlos Martins, Filipe Azevedo, Filipe Fernandes, Jimmy, Jorge Ferreira, Jorge Ribeiro, Marco Almeida, Marco Silva, Nuno Afonso, Paulo Torres, Rogério Matias, Carlos, Détinh, Isaias e muitos outros.
Hoje olhamos para o Estádio Capitão César Correia, que nos grandes jogos esgotava a sua lotação (7.500), para em jogos das camadas jovens (hoje) a sua assistência limita-se a algumas dezenas, o que me leva a dizer: “CAMPOMAIORENSES – QUEM DE TE VIU E QUEM TE VÊ !...
Melhores dias poderão vir, os Jovens de hoje merecem que um dia voltem a ver o velhinho Sporting Clube Campomaiorense nas ribaltas do Futebol, todavia, é preciso agradecer a quem tornou possível essas épocas áureas (Presidente João Manuel Nabeiro e seu Pai, Comendador Rui Nabeiro) esperando que um novo raio de esperança permita, com alguma moderação financeira, voltar de novo a erguer bem alto o nome de Campo Maior e do Sul de Portugal no Desporto Rei, a Sul do Tejo, com a excepção do Vitória de Setúbal, o Futebol é uma simples Miragem.
Parabéns Campomaiorense pelos 88 anos de vida ao serviço do Desporto Local, Regional.
Campo Maior, 1 de Julho de 2014
Siripipi-Alentejano


Sem comentários: