terça-feira, 30 de julho de 2013

AUTÁRQUICAS/2013 - Vão ter luta cerrada com resultado imprevisível

No próximo dia 5 de Agosto, as listas concorrentes às Eleições Autárquicas têm que ser entregues no Tribunal. A azáfama para preenchimento dos quesitos exigíveis está no auge, ainda é tempo para algumas mudanças ou para substituição de alguns que se negaram a integrá-las por qualquer motivo, ou ainda porque alguém influente não esteja presente e queira alguma substituição. Estas situações são o dia-a-dia da Política e não são de estranhar.
Como disse num outro artigo, cabe aos Campomaiorenses decidirem quem os irá representar na gestão dos diversos Órgãos, todavia, para prosseguir a análise que pretendo fazer, torna-se necessário lembrar que em 2009 perfilaram-se 3 Partidos (PS; CDU; PSD) e uma Coligação Independente (A Nossa Terra Campo Maior) tal como em 2005 (PS; CDU, PSD/CDS e o MICM).
Em 2009, as diversas Forças, num universo de 7643 Eleitores, obtiveram os seguintes resultados: PS 2723; CDU 366; PSD 93 e o Movimento “A Nossa Terra Campo Maior” 2530, cabendo ao PS a Presidência da Câmara e mais 2 Vereadores, ficando o Movimento com 2 Vereadores no Executivo, resultando assim uma maioria absoluta. Quanto ao ano de 2005 é desnecessário tê-lo em conta para análise já que as Forças concorrentes não correspondiam com a realidade de hoje.
Dizia eu no início que em 5 de Agosto termina o prazo da entrega do processo Eleitoral, mas já se pode afirmar que em 29 de Setembro vamos ter a sufrágio cinco listas – PS; CDU; PSD, BE e o Movimento “A Nossa Terra Campo Maior”, como o encerramento dos Cadernos Eleitorais tem lugar em 31 de Julho, não poderei adiantar qual o verdadeiro número de Cidadãos Eleitores, certamente mais do que em 2009.
A verdade é que quanto mais listas estiverem a sufrágio, maior vai ser a divisão de votos e o resultado será imprevisível, o que leva os Candidatos a uma luta titânica, na mira de obter o maior número de votos.
Sem desrespeitar as restantes Forças Políticas, a luta vai ser cerrada entre Ricardo Pinheiro e João Burrica, uma vez que os outros candidatos (PSD e CDU) são conhecidos de toda a população e vão, com toda a certeza, fazer crescer os resultados de 2009, mas também não podemos esquecer que o Bloco de Esquerda concorre pela primeira vez e tem o seu Eleitorado.
Digo que a luta vai ser cerrada, porque a diferença havida entre os dois grandes Candidatos em 2009, foi somente de 193 votos e este ano o seus adversários, que não concorreram ao Executivo nas Eleições de 2009, vão certamente lutar por um bom resultado.
Há um dado que também merece uma leitura especial, a CDU tem vindo a perder o seu eleitorado a favor de outros, basta verificar que os seus resultados em Eleições anteriores – 2001 (1042); 2005 (489); 2009 (366) e este ano com António João Gonçalves, com mais carismas que os antecessores, vai certamente aumentar a votação aproximando-se de um valor, que pelo método de Hont, poderá aspirar a ser eleito como vereador, é bom não esquecer que tem que contar com o aumento de votação de uns e perda de votos dos dois maiores Candidatos, que se poderão diluir na CDU; PSD e BE, além da abstenção que é sempre enorme.
Há um dado adquirido que tem vindo a ser discutido e analisado pelos Politólogos, que os leva a defender que nas Eleições Autárquicas, o que conta, na maioria das vezes, são as Pessoas e não os Partidos. Ao longo do País há imensos Concelhos geridos por Independentes, Coligações e grupos de Cidadãos que se constituíram para esse fim, há grandes Autarcas que por diversas razões, durante os seus Mandatos, incompatibilizaram-se com os Partidos que os elegeram, recandidataram-se e voltaram a ganhar sem que o Partido pudesse fazer algo.
A Politica tem estas e outras nuances, basta ver os Políticos profissionais como agem e como são inconstantes, na Politica Local, onde o Poder está mais próximo do Povo, a sua ação tem que ser diferente porque, em caso de não cumprimento das suas promessas, a exigência dos Eleitores é maior, estando sujeitos a apertada vigilância, com a consequente penalização nos próximos atos Eleitorais.
Os cinco Candidatos a Campo Maior têm o dever, no período que antecede as Eleições, elaborar e defender o seu Programa Eleitoral, nunca deverão enveredar em promessas megalómanas que à partida sabem que as não podem cumprir, só devem estender as pernas até onde dá o lençol, é como se costuma dizer, não gastar mais do que o dinheiro que a Autarquia recebe.
Voltarei ao tema, no entanto, quero lembrar a todos os Candidatos, caso sejam eleitos que devem estar ao serviço do Povo e não para se servirem.
Siripipi-Alentejano

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Tiago.
Um abraço.
Sou leitor atento dos teus escritos na internet versando assuntos de Campo Maior. Foi aliás, através de um blog teu que tomei conhecimento dos candidatos às autárquica deste ano, ficando, assim, a saber que um tal burrica, cuja conduta politica faz jus ao apelido que possui, se apresenta ao veredicto popular, depois da ruinosa gestão que efectuou no período em que dirigiu os destinos do município. É preciso não ter pinga de vergonha! Isto para falar da forma descriminatório com que tratou muitos do cidadãos naturais dessa terra apenas porque não são oportunistas como ele o é.
Julgo que talvez fosse, também, oportuno relembrar que esse sujeito foi um dos elementos que lançaram tomates sobre Mário Soares da primeria vez que este visitou a Vila. No entanto tal situação não o impediu de protasgonizar um golpe de contorcionismo e ter, algum tempo depois, ingressado no PS, partido através do qual conseguiria (anos mais tarde) lograr obter a presidência da Câmara.
Há mais de 35 anos que não tenho filiação partidária e tenho amigos em todas as forças politicas. Prezo a coerência e a verticalidade de quem se move por principios e valores e não por jogos de obscuro interesse pessoal.
Ora, sendo do domínio publico que sou adversário de tal figurão, posto que não tolero esta raça de oportunistas, faço votos de que a população dessa terra - onde nasci há mais de 55 anos-, saiba derrotá-lo outra vez e de modo inequivoco, para ver se ele finalmente aprende a lição e ganha um pouco de pudor.
Um abraço.
F.F.

Anónimo disse...

Apoiado!! Da extrema esquerda à monarquia !! que falta de vergonha !!!