segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

INSEGURANÇA É O DIA-A-DIA DOS CAMPOMAIORENSES


Em 24 de Julho de 2010, publiquei um artigo de opinião que epigrafei de “Em Campo Maior “Os Ciganos são Reis”, trata-se de uma verdade indesmentível que diariamente persegue os nossos conterrâneos. Todos nós sabemos quem são os autores desses roubos, as Autoridade responsáveis pela segurança das pessoas e bens nada fazem, mesmo quando confrontados com factos constatados em flagrante ou por indicação dos que são despojados dos seus bens.
Apesar das muitas queixas das gentes que habitam junto do Mártir Santo, a Câmara Municipal desenvolveu algumas acções junto do Governo para por cobro a tais situações, todavia, nada foi feito e cada vez vai ser pior, uma vez que a crise que se vive, obriga a que os amigos do alheio aumentem as actividades e quem vai pagar? O nosso Povo!
Recentemente foi criado um Conselho Municipal de Segurança já empossado e que tem como principal actividade, desempenhar funções de natureza consultiva, de articulação e cooperação, cujos objectivos, composição e funcionamento, estão consignados na Lei 33/98, de 18 de Julho.
Este conselho já reuniu mais que uma vez e até já aprovou o respectivo Regulamento, seria bom perguntar o que já fizeram perante esta onda de assaltos?
Hoje, na Estrada do Barro, foi assaltado um idoso que ia visitar a campa de um familiar, vários jovens de Etnia Cigana roubaram-lhe a carteira. Durante a Noite nas imediações do Cemitério, roubaram toda a instalação eléctrica da casa anexa ao Cemitério, além de também terem levado as linhas de iluminação pública, é mais um acto de vandalismo. A Estrada de Barro é uma via extremamente perigosa, que é necessário utilizar com muito cuidado.
Os verdadeiros responsáveis pela maioria destes actos, apoderam-se em 1995 do Mártir Santo, degradaram-na e fizeram dela um verdadeiro gueto, onde esses delinquentes fazem o que bem querem sem que as Autoridades os punam.
Campo Maior sempre foi uma Vila pacata e ordeira, actualmente tem sido assolada por uma vaga de vandalismo, roubos em viaturas, assaltos a pessoas e residências em pleno dia e até roubos por esticão.
É tempo de dizer basta! Os Campomaiorenses têm que se unir e de uma vez por todas, exigir das Autoridades a resolução deste nefasto problema, porque não deixarmos de preconceitos e medos, juntarmo-nos para manifestar o nosso desagrado junto de quem de direito!
Todos sabemos que esses cidadãos, apesar de viverem em condições desumanas, vivem melhor, em termos económicos, que a maioria dos nossos reformados e pensionista, é do conhecimento geral que recebem muito e muito dinheiro, bebem e comendo melhor.
A segurança das Pessoas e Bens é um dever do Estado e um direito da População.
Campo Maior, 21 de Fevereiro de 2011

13 comentários:

portas.da.vila disse...

É a pura da Verdade.
A importância que lhe foi dada com a queda da muralha, nunca comprendi tal derrocada.
Foi o inicio do aumento da violência e dos assaltos por parte dos ciganos.
Como li em algum lado, se querem direitos e ser tratados como portugueses, então também tem de ter obrigações de portugueses, só quando eles aceitarem isso é que existe alguma evolução positiva, sem isso, qualquer acção, como dar subsidios, dar casa, dar comida, etc, vai deixar tudo na mesma.
Porque o Guterres inventou o RENDIMENTO MINIMO em 1998, já lá vão 13 anos e eles ainda continuam na mesma, e para pior.
A Gestão do caso por parte deste executivo tem sido péssima, e até esta data tem sido pior do que o anterior executivo.
Dar casas ou dar qq coisa só serve para lhe arranjar novas fontes de receita, porque o martir santo já esta muito batido, e como este executivo é a favor dos ciganos, quer colocá-los numa zona mais rica, para eles terem mais receitas ao nivel dos assaltos.
É uma grande desorientação que norteia este executivo.

Anónimo disse...

O problema da ocupação vem do anterior excutivo. Permitiu a ocupação ilegal, fechou os olhos ao sucessivo roubo de energia electrica e água pública, e assim deve continuar com este, "novo", executivo onde estão representados em maioria várias figuras do anterior. O assunto não lhes é estranho!

O tema já foi levantado várias vezes em local próprio! com as pessoas próprias, por quem de direito! só não vê quem não quer! Realamente existe essa mesma comissão local de segurança, já do tempo do anterior executivo. Segundo se consta esse problema nunca foi levantado!E as reuniões eram escaças. lamentavelemente estão representadas todas os poderes da vila, não sei para quê?

Quanto aos rendimento mínimo que se diz por ai "ser avultado" é um engano! pois não chega para governar ninguém! Nenhuma família se governa do Rendimento mínimo garantido! Se são justos ou não é discutível e fiscalizavel! pelas autoridades que o deviam fazer! Se vivem bem ou melhor do que a maioria dosm pensionistas, não é do RMG, certamente.

Verdade que muitos idosos tentam sobreviver com rendimentos inferiores ao provavel nível de vida que estas pessoas aparentam ter, pois nunca contei os bens de cada um! Os idosos da vila também estão protegidos por diversas legislações a nível local, nacional e até constitucional, mas qualquer dos governos (local e nacional) não cumpre a legislação, deixando ao abandono quem tanto trabalhou! preferindo alimentar aqueles que os alimentam!

Independentemente da sua raça, todos temos direitos e deveres. Na teoria, pelo menos! Os direitos estão a ser cumpridos, faça-se então cumprir as obrigações. Se a câmara não tem solução para o problema, diga com frontalidade! e reuna com humildade com todos os eleitos, o que até aqui não tem acontecido! para chegar a uma solução sem preconceitos! Se tem habitação para entregar que seja entregeue com justiça e com obrigações e respectiva fiscalização! e quem não cumprir, termina a caridade! Com coragem. Para isso foram eleitos e fizeram um programa eleitoral, ou era só propaganda?

Realmentete, consta que foram apoiados na construção de tantas barracas (com materiais de construção) mas a verdade é que também não sei. Onde há fumo, há fogo!

Os culpados já conhecemos, agora queremos é soluções!

Concordo plenamente. É tempo de dizer basta! Até porque segundo se consta, as festas do "povo" estão à porta! e Campo Maior tem uma apresentação pela única porta restante da muralha! que até dá vergonha! Todos unidos, por Campo Maior, de uma vez por todas. Já!

«O ALCAIDE DO CASTELO» disse...

OLÁ AMIGO, o grande responsável desta situação tem um nome, que é o Sr Presidente Ricardo, ainda não vimos nada de concreto nesta matéria, que é a segurança dos cidadãos, eu já tenho alertado o poder local já há muito tempo, e até data presente continua tudo na mesma ou pior. o povo tem que se unir numa manifestação para que o poder local faça qualquer coisa de positivo, para que o cidadão comum tenha mais segurança, eu estou desponivel de fazer uma frente comum para este fim, vamos organizar uma grande manifestação... já basta tantos assaltos queremos uma vila segura e democratica, agora pergunto eu para festas o povo se organiza e fazem uma comissão, fecharam as urgencias no centro de saúde o posso não disse nada, os assaltos e a insegurança tambem ninguem diz nada porque será? vamos organizar uma grande manifestação sem medo para acabar de vez com esta má politica do PS, que não faz nada para diminizar este problema de insegurança um abraço

Anónimo disse...

Esse é o problema! o medo! que sempre existiu em Campo Maior. Antes do 25 de Abril eram uns agora são outros! diferentes discursos, mas o fim é o mesmo!exploração! anteriormente assumida agora disfarçada! ainda é cedo para a verdadeira revolução... a juventude está a acordar!

s.joao baptista disse...

A insegurança só tem um rosto, e concordo com o Alcaide, foram ditas coisas, fizeram promessas para ganhar o voto e agora encolhem os ombros.
A revolta dos jovens está ai ao virar da esquina!
Quem é que com ordenados baixos consegue ter casa, e comer?
Já nem falo daqueles que não tem emprego, esses sim ainda estão pior!

Kustanilha disse...

Os Ciganos antigamente já tinham rainha, agora já tem rei, por isso é que estão bem!
Nós em comparação temos uma democracia, na qual só temos chulos!
É de norte a sul, as aldrabices.
Vejo a situação do pais a piorar brevemente, com novas medidas, ou seja, aumento dos impostos e novos cortes no salario.
O povo qq dia sai à rua, e com o aumento do petroleo, vai ser depressa a onda de protestos.

Anónimo disse...

O problema dos ciganos é bem antigo ronda a 1998, se bem me lembro era presidente de Câmara o Sr.Gama Guerra ou Fernando Caraças.
Mas nessa altura os ciganos não apresentavam tanta prigorisidade como agora.
A meu ver a razão desta alteração teve a ver com a campanha eleitoral para a autarquia em que lhe foi prometido aquilo a que o Municipio não lhes podia dar.
Eleito o novo executivo não satisfeito com as promessas que tinha feito e que sabia não poder cumprir.Transmite sistematicamente que vai arranjar habitações para realojar todas estas familias e tratando-os como seres superiores aos outros cidadãos.
Daí o resultado assaltos mais assaltos e a autoridade não tem força para os reprimir porque eles estão muito bem protegidos.
Mas o actual executivo não está só a falhar nos ciganos está a falhar em todas as promessas eleitorais que fez e cada mês que passa a situação do concelho agrava-se em todos os dominios porque o executivo não tem a capacidade de gestão nem visão para a solução dos vastos problemas que se lhes
apresenta.

Anónimo disse...

Todos os dias temos noticias de pessoas, principalmente, velhos e pobres, que são roubados. Campo Maior está de rastos em matéria de segurança.Penso que a manter-se a situação seremos obrigados nós os CAMPOMAIORENSES a resolver a situação, porque não poderemos deixar-nos subjugar por uma minoria.
Se estamos a assistir a ditaduras a cair pela movimentação das massas nós não seremos capazes de limpar ?da a nossa terra?

Anónimo disse...

Acho que o grande problema dos ciganos se deve ao presidente.
Falta visão às pessoas que nos governam.
O dinheiro está a ser mal gasto como já o era anteriormente!
Não percebo?

Anónimo disse...

o senhor anonimo das 1:40 nao vive
de uma reforma em se levou uma vida
a trabalhar e a fazer descontos e
que agora uns quantos sem fazerem
nada recebem muito mais.
pois nao e bem com o senhor diz que
alguns recebem mais do qqqqqque eu
e o esposo mais abono de familia e
tiverem filhos tem o matrial escolar gratuito nao e para ficar
revoltada.

Anónimo disse...

posso fazer umaz pergunta a todosw esses espertos que dão aqui a opinião?
quantos estão dispostos em vez de palavras a enfrentar o problema?
é fácil criticarem o Ricardo mas ele jovem como é dá a cara e vocês escondem-se atráz do anonimato,não sou do seu partido mas penso que tem feito um bom trabalho,as coisas vêem de traz e não e em dois dias que se resolvem ,se somos tão fortes para criticar tambem deviamos ser para actuar não atirem sempre as culpas aos outros e pensem que a culpa é de nós todos

«O ALCAIDE DO CASTELO» disse...

olá amigo das 20,36 eu já disse que estou livre para fazer tudo para bem do povo de campo maior, eu não me escondo toda a gente sabe quem sou, o Garcia que mora mesmo perto dos ciganos, e coordenador do BE em campo maior, o sr é que se esconde tem medo de dar a cara, e fala dos outros ok um abraço

Anónimo disse...

Caro Alcaide é assim que se fala.
esse anonimo antes de apontar o dedo aos outros, falava primeiro dele e depois deixava a questão da identificação das pessoas para segundo plano.
E se diz que Campo Maior está melhor não o vejo, e já são muitos a verem q este é igual ao outro ou até pior!
Este também só quer FESTAS E FESTAROLAS, e Grandes obras para o povo ver, mas de utilidade superior às que já existem não se verifica.
Em relação ao corte do horario do centro de saude e ao corte de verbas para os bombeiros, nem uma palavra deste executivo!
É como diz o Alcaide, é tudo PS, e vivemos no pais do faz de conta e das maravilhas.