terça-feira, 10 de agosto de 2010

SERÁ POSSÍVEL HAVER FESTAS DO POVO EM 2011?...

Ultimamente alguns Blogues Campomaiorenses têm falado nas Festas do Povo e até se têm socorrido de uma frase do nosso Presidente, durante a campanha, vamos fazer Festas em 2011.
Ontem o Blogue “Campo Maior na Internet” postou um trabalho sobre a Feira de Santa Maria e referia igualmente nesse artigo, que no editorial do programa da Feira, o Presidente Ricardo Pinheiro afirmava, passo a citar: “Também no Jardim Municipal poderemos (re)viver as Festas do Povo de Campo Maior, com dois pequenos apontamentos de arte que tão bem caracteriza os Campomaiorenses”.
Na ocasião, comentei este post e já hoje, meditando sobre o seu conteúdo, apercebi-me do repto que o mesmo encerra – “Tem que haver um “iluminado” que tenha uma feliz ideia do agrado da população, porque a verdade é que não podemos ficar de braços cruzados à espera que caia um anjo do céu e resolva todos os nossos problemas que foram ficando de ano para ano por resolver…”
Antes de falar sobre esse repto, não quero deixar de fazer esta afirmação, a riqueza dum Povo assenta em dois factores assaz importantes, o primeiro deriva da congregação existente entre a sua história, cultura, educação, património monumental, tradições, usos e costumes, etc. o segundo das suas gentes, da sua Juventude.
As Festas do Povo são um fenómeno social de cariz essencialmente popular e como tal só têm lugar se o Povo as desejar, é a sua vontade que determina a realização das mesmas.
Sem a vontade do Povo, nada é possível, no entanto, há acções concertadas que fazem motivar o Povo.
Em 1994, (as ultimas Festas tinham sido em 1989) como o Povo não se decidia e havia por parte dos médias e de algumas agências turísticas interesse na sua realização, a Câmara na altura Presidida por Gama Guerra, depois de ter ouvido diversas entidades, resolveu dirigir uma carta a toda a População, como forma de despertar o seu interesse para a realização de Festas em 1995, dessa carta destaco o seguinte parágrafo: “Sendo nossa intenção despertar nos JOVENS e na população em geral, o gosto pelas FESTAS DO POVO, incitando-os para que em 1995 as possamos programar, resolvemos numa acção conjunta – ESCOLAS DO CONCELHO, CÂMARA MUNICIPAL, ASSOCIAÇÃO DAS FESTAS e EMPRESAS DO CONCELHO – realizar de 4 a 10 de Julho de 1994, no JARDIM MUNICIPAL, uma MINI-FESTA DO POVO, ornamentando-o para o efeito e fazendo ao mesmo tempo uma recreação das mais belas ornamentações e entradas de Festas anteriores”.
A verdade é que esta acção veio em boa hora, foi um êxito retumbante e as Festas realizaram-se em 1995.
No final de 2009 a Vereadora da Cultura Dr.ª Isabel Raminhas, numa entrevista ao Café Portugal, dizia que “ o Povo de Campo Maior já sente saudades das Festas!” e adiantou “ e se ele Povo tem vontade, é um grande indicador de que têm de se promoverem”. A Vereadora confirmou ainda a disponibilidade da Câmara para a sua realização e afirmou: “As Festas são do Povo. Logicamente que a Autarquia só tem que ser aqui, juntamente com a Associação das Festas, uma grande alavanca para o arranque e promoção das Festas.
Infelizmente a Associação das Festas continua sem Direcção e como tal é um parceiro com que dificilmente se poderá contar, resta que a Câmara Municipal, através da acção que pretende levar a efeito na Feira de Agosto, possa servir de bálsamo para a ferida que continua aberta e que o nosso Povo se motive, de uma vez por todas.
As Festas do Povo são um espectáculo genuíno da nossa Cultura Popular, poucos são os Povos que conseguem realizar esta grande magia de cor e beleza, daí, quem sabe, esta nossa forma de entender o dia-a-dia, de saborear a vida, de ligar os sentimentos, de estimar os que nascem vizinhos e abriram os olhos para os mesmos projectos, as mesmas encruzilhadas, o mesmo desespero de viver encostado a uma porta que estava fechada, mas que hoje se abriu ao Mundo com vontade de mostrar a sua realidade e o que somos capazes de fazer.
Por tudo isto e porque os Campoimaiorenses o merecem, vamos lutar para que as Festas do Povo sejam possíveis em 2.011.
Campo Maior, 10 de Agosto de 2010
Siripipi-alentejano

8 comentários:

Jack The Ripper disse...

Caro Siripipi,

Já se vêm alguns paus no centro da Avenida!!!

Como você diria: é uma primeira acção de sensibilização "assaz" importante!

Anónimo disse...

Como dizia Zé Afonso "Não nos obriguem". Comecem a casa pelos alicerces. Deixem-se escrever coisas muito bonitas.
Procurem quem tem experiencia, vivida, das necessidades que as pessoas sentem nas suas ruas para que o trabalho apareça. Depois então deverão partir, seriamente, expurgando quem das festas apenas quer tirar vantagens, para uma comissão ou qualquer coisa parecida, para lançar ao povo o desafio, de fazer as festas. Também alerto para o problema da qualidade, os trabalhos nos ultimos tem vindo a baixar. Direi até que em 2004 apenas quatro ou cinco ruas apresentaram trabalhos dignos das nossas festas. Porque vos digo, é fácil encher uma rua de papel com coisas parecidas a flores. Mas isso não nos prestigia.

siripipi alentejano disse...

Post Scriptum
Hoje ao ler o Correio da Manhã de parei com uma notícia que entristece. As Festas das Flores são nossas, por esse Portugal foram fazem algumas imitaçõesm mas nunca se comparam com a nossa criatividade e originalidade.
Em Ermidas do Sado, Freguesia do Concelho de São Tiago de Cacém, realizam-se de 11 a 15 de Agosto, as suas Festas em Honra de Santa Maria, ornamentando-se mais de 20 Ruas.
O que mais me entristece é que no Editorial de Apresentação (estas festas são bienais)apresentam como argumento os mesmos principios que sempre nortearam ao longo de mais de um século as Festas do Povo.
De quem será a culpa desta clonagem?
siripipi-alentejano

Garcia disse...

olá em principio não há condições para fazer as festas do povo em 2011, é só verem como se encontra a parte velha da vila, acredito sim, que as festas vão ser feitas só em 2012. por vários motivos um abraço

Anónimo disse...

Como ja se diz, e à semelhança do que se passou no ano anterior, vão ser imputadas às pessoas as festas do povo. Passo a explicar, não era que as pessoas tivessem muita vontade de festas, mas foram convidadas a aceitar, se me faço perceber. Ninguém se deve ter esquecido que vários funcionários ligados ao grupo Nabeiro, andaram de casa em casa a obrigar as pessoas que lá trabalhavam a engalanar as suas ruas. E todos sabemos o que vem a seguir se não aceitarem. Este ano já muito se fala que haverá festas em 2011, porquê? Porque a delta faz 50 anos e o sr. Nabeiro 80 uma homenagem! Que vergonha,ainda vai à televisão dizer que é pai de todos os Campomaiorenses, quando na sua casa são humilhados todos os dias, quando não por ele, pelo seu filho e pela sua nora. E pronto lá teremos que ter festas, mas só por obrigação, como no ano anterior, porque quem não aderir fica sem emprego. Meteu aquele coitado à frente do municipio mas só para servir os seus interesses, porque da vila está-se borrifando. Era não teres aceitado Ricardo, serás que tu eras mais esperto que os outros que foram convidados antes de ti e não aceitara? Pensa nisso.

Anónimo disse...

Será mesmo que haverá festas para 2011? Eu não acredito, pois esses politicos não passam de uns mentirosos e aldravões. quando vêm dinheiro, é suga-lo até acabar. por isso não saimos da crise.

Anónimo disse...

Belo debate de ideias! Só espero que o POVO realmente beneficie com as Festas do "Povo". Espero, a bem de todos os campomaiorenses, que a tal associação de festas seja transparente, se é que me faço entender... De onde é que vai surgir o financiamento destas festas? Do Estado (todos as pagamos com impostos)? De patrocínios? Que possivelmente só virão da Delta... Ou será que na "terra do café" também podem entrar no terreno outras empresas, nem que seja só para para o patrocínio (entenda-se negócio)?
Gostava de ouvir a tal associação de festas (com que direito o é?) dizer realmente ao POVO de que cartola é que vai tirar o dinheiro para pagar isto tudo? Senão que falem os autarcas... Pois é... Talvez, para alguns políticos este seja um pormenor do qual não interessa falar... Ou será que estão à espera das ordens do "Comité Central" da Empresa de Café?
Espero com entusiasmo, como muitos outros campomaioreses, que as Festas do Povo se realizem o mais brevemente possível! Mas a que custo? Com que honra?

Saudações cordiais

Anónimo disse...

É verdade que haja festas em 2011,que os tubaroes da delta nos deixem em paz.
Dediquem-se a vender cafe caro que compram ao preço da uva mijona aos pobrezinhos de Timor