sábado, 1 de novembro de 2014

1 DE NOVEMBRO – DIA DOS FIEIS DEFUNTOS
No Mundo Católico celebra-se hoje o Dia de Todos os Santos e é cada vez mais considerado como o Dia dos Fieis Defuntos.
O Povo aproveita o Feriado para lembrar os familiares que já morreram homenageando-os um pouco por todo o Mundo, de formas muito diferentes e de acordo com a Religião que praticam.
O primeiro dia de Novembro é marcado pela ida de milhares de portugueses aos cemitérios, que nesta altura estão especialmente enfeitados. Estas visitas têm tendência a acontecer no dia anterior ao definido pela Igreja, muito por culpa da força popular, que sente necessidade de limpar e ornamentar a última morada de seus Entes queridos, para que tudo esteja a seu gosto no dia de Todos os Santos.
Assim, é cada vez mais comum celebrar-se o Dia dos Fieis Defuntos no Dia de Todos os Santos.
Houve um Teólogo que disse que este fenómeno pode ser explicado simplesmente pelo facto de o dia 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos) ser feriado e o dia 2 (Dia de Finados), não, todavia, há uma explicação, na sua opinião, mais espiritual. “A voz do Povo é a voz de Deus e se calhar muitos dos nossos defuntos podem ser também celebrados no Dia de Todos os Santos”.
O Religioso que proferiu esta ideia, vai ainda mais longe e acredita que como “Deus escreve direito por linhas tortas”, esta mistura popular dos dois dias pode fazer-nos crer e levar a pensar que se calhar não são datas assim tão diferentes.
Uma coisa parece certa, os Portugueses dão um significado mais especial ao Dia de Finados que à celebração de Todos os Santos. Talvez porque esta é uma data em que “particularmente se recordam os amigos e familiares que se encontram a caminho da comunhão com Deus”. A proximidade das pessoas aos seus defuntos aumenta o significado desta data, em relação à celebração de Santos que são desconhecidos.
A homenagem aos mortos é um acontecimento global e é vivido de diferentes formas um pouco por todo o Mundo. Há Países onde este dia é uma festa bastante divertida, enquanto aqui tem um pendor mais triste e saudoso.
A Igreja Católica não esquece, que o dia 1 de Novembro é dedicado a Todos os Santos, ou seja, àqueles que não tendo um dia consagrado para a sua celebração são assim adorados em conjunto.
Além do carácter espiritual, estes dias são também aguardados pelos comerciantes que vêem os seus lucros aumentar, devido à devoção dos católicos.
Os tempos vão mudando, o culto dos nossos defuntos também vai sofrendo algumas mutações e estas prendem-se com a cremação dos corpos, o que afasta fisicamente as pessoas de orarem e visitares as sepulturas de seus entes queridos
Ao longo dos séculos que a arte fúnebre vai evoluindo, a cremação utilizada há séculos (conhecidas por Piras), as Mumificações, deram lugar a outras artes fúnebres e hoje voltou-se à cremação como forma de não proliferação e aumento dos cemitérios com a ocupação de mais espaços.
Mas, apesar de tudo, nestes dias voltamos a lembrar todos os que nos foram queridos e que, por força do destino nos deixaram para sempre, mas em nós e até irmos ao seu encontro, continuaremos a lembrá-los e a adorá-los neste Dia 1 de Novembro de cada ano.
Eterno descanso e Paz à Alma de todos os que partiram.
Siripipi-Alentejano
Campo Maior, 1 de Novembro de 2014