segunda-feira, 24 de junho de 2013

CANDIDATOS - Não prometam o que não podem cumprir

Estamos a pouco mais de três meses das Eleições Autárquicas, já cheira a azáfama das máquinas partidárias, todavia, estranho que os eventuais candidatos e seus conselheiros não estejam ao rubro.
Nas últimas Eleições, por esta altura, já os Candidatos em Pré-Campanha davam a conhecer os seus objetivos e os Munícipes ansiavam pelo cumprimento das Promessas que cada Partido anunciava.
A verdade é que estamos na parte final deste Mandato, são decorridos mais de 3 anos e meio, muito foi feito, mas há também algumas promessas por cumprir que o Povo julgava serem importantes.
O PS, por exemplo, na sua última Convenção Autárquica, alertou os seus Candidatos para não prometerem o que não podem cumprir. António José Seguro foi coerente e pretende jogar pelo seguro, prometer é fácil, cumprir é cada vez mais difícil cumprir.
Ricardo Pinheiro no seu programa anterior afirmava: “Campo Maior tem de evoluir e mudar, rápida e profundamente. Caso contrário corremos o risco do nosso Concelho se manter numa estagnação de políticas, de ideias e de acontecimentos. Sem ideias, sem motivação, sem projetos, as Vilas e as Cidades definham e morrem”
Também apostou numa gestão participativa, implementando o Orçamento Participativo em que a comunidade seria ouvida, esta prática é muito importante por chamar a comunidade a indicar prioridades e a definir as mesmas. É um novo método implementado por muitas Câmaras e que neste Mandato foi uma salutar experiência, com alguns altos e baixos, mas julgo que no próximo Mandato os frutos a produzir serão de melhor qualidade.
É verdade que neste Mandato teve um cancro que não conseguiu curar e que continua a produzir muitas dores de cabeça na gestão do Orçamento Municipal, herdado da gestão anterior, é a famigerada Piscina da Fonte Nova que eu apelidei: “A PISCINA QUE É DE QUEM NÃO É”. O Tribunal de Contas chumbou o Processo, o que à partida proíbe a emissão de qualquer tipo de despesa, independentemente da reformulação de todo o Processo de visto, já antes, numa Auditoria efetuada pela KPMG, consta:”Permite-nos identificar indícios de irregularidades graves, suscetíveis de integrarem infrações criminais, nomeadamente para titulares de cargos políticos”.
Os assuntos hoje focados e outros que ainda vou publicar, pretendo que sejam um alerta para todos os Candidatos ao nosso Município no ato de elaboração dos seus Programas Eleitorais.
Não termino sem dizer que os Campomaiorenses (em matéria de gestão) estão atentos e que o Executivo que vier a ser Eleito, deve ter em conta que o prometido é devido: “Serão os Campomaiorenses, através da participação em Assembleias e de outros Fóruns e meios de OP, que irão decidir quais as prioridades municipais2.
O tempo urge, os Candidatos não devem esquecer-se que “ PROMETIDO É DEVIDO”
Siripipi-Alentejano

sábado, 1 de junho de 2013

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Quem são os Candidatos

Segundo refere a imprensa Nacional as próximas Eleições Autárquicas vão ter lugar no dia 22 de Setembro, o que leva a População a questionar quem serão os Candidatos à Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

Como é um assunto que desperta o interesse de todos, resolvi neste meu trabalho, abordar este assunto, todavia, quero referir-vos que este trabalho sobre o Poder Local e seus Eleitos, por dever de ofício, é um trabalho de cariz técnico e até poderá possuir alguma componente política.
Neste post vou traçar, em linhas gerais, o que penso ser um verdadeiro Autarca e qual o seu papel, quero deixar-lhes algumas questões e prestar-lhes alguns esclarecimentos técnicos e princípios básicos que os poderão nortear no caso de virem a ser Eleitos.
O que escrevo não é dirigido a ninguém em particular, antes pelo contrário, é feito dirigindo-me aos Cidadãos da minha Terra candidatos às cadeiras do Poder do nosso Concelho e faço-o tendo em mira o progresso e o desenvolvimento da nossa Terra.
Dizia no princípio que as Eleições provavelmente terão lugar em Setembro de 2013, os Partidos e Coligações certamente já iniciaram as sondagens e escolha dos seus Candidatos, a verdade é que já são falados vários nomes para este ou aquele Partido!
Nestes períodos há sempre uma infinidade de Cidadãos disponíveis com apetência pelo Poder, unscom mais qualidade que outros, no entanto todos assumindo-se como os melhores do Mundo e capazes de poderem resolver todos os problemas “Prometer é fácil, mas cumprir o prometido é assaz difícil”.
As lutas partidárias na escolha dos seus candidatos tornam-se por vezes árduas, existem forças ocultas ou Barões políticos exigindo esta ou aquela pessoa, trata-se de um procedimento antidemocrático que vem sendo comum em todos os partidos, a imprensa é célere a divulgar estas situações.
É pena que assim seja, devem escolher-se os melhores e não os amigos ou os que por outros motivos pretendem impor. Os executivos que as Eleições nos trouxerem tornar-se-ão os responsáveis pelos desígnios do nosso Concelho até 2017, nesses quatro anos terão dar prioridade aos justos anseios de todos, trabalhando e lutando pelo desenvolvimento, progresso e bem-estar de todos os Campomaiorenses.
Importa referir que, face à Constituição, qualquer Cidadão que reúna as condições exigíveis na Lei pode candidatar-se, mas é bom não esquecer que as Autarquias Locais, pela atividade que desenvolvem, pelas suas atribuições e competências, pelos fundos que gerem, necessitam de Eleitos (mesmo não sendo políticos profissionais) com razoáveis conhecimentos de procedimentos administrativos e de gestão, uma vez que é a eles que lhes compete a decisão final e a responsabilidade. Os Técnicos e Assessores, como Funcionários, têm a obrigação e o dever de informarem e emitirem pareceres para que os Eleitos possam decidir em consciência, hoje esses Técnicos são corresponsáveis nas decisões que vierem a ser tomadas.
Num outro trabalho vou adiantar mais e vou debruçar-me pelas competências e atribuições, bem como sobre os Programas Eleitorais, hoje fico por aqui, mas pergunto: QUEM SÃO OS CANDIDATOS.
Siripipi-Alentejano