quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SOLIDARIEDADE EM TEMPO DE CRISE


Faltam poucos dias para que o Natal se comemore no Mundo cristão, é mais uma folha que se vira no calendário da vida, fica para trás mais um ano, outro se aproxima e a esperança renasce em cada um de nós.

O Natal é sempre quando cada um de nós o quer, o Natal é sinónimo de Paz, Amor, Liberdade e Fraternidade. Este período do calendário romano deveria ser, para todos um raio de luz que iluminasse o Mundo e contribuísse para o bem-estar de todos os seres humanos sem desigualdades e preconceitos, erradicando ou minimizando a fome e a miséria que se está instalando no seio dos mais necessitados, por força da crise que vivemos

Natal é Paz, é um período em que todos, mas todos, deveriam fazer um exame de consciência ao seu passado recente e guardar como forma de procedimento futuro, somente o que de bom executaram.

O novo milénio vai fazer doze anos e continua o seu caminho incessante, importa analisar e refletir do que de bom ou de mau nos trouxe, é necessário modificar, programar e planificar o futuro para ultrapassar a crise que nos foi imposta e que nos está conduzindo para um poço sem fundo.

A miséria instalou-se, a fome é um dado adquirido, o Governo mantêm-se impávido e sereno fazendo-se de cego, surdo e mudo, enquanto o Povo massivamente protesta.

Contrariamente ao que muitos idealistas apregoam, o Mundo continua a não ser um mar de rosas, um paraíso, é infelizmente um antro conspurcado, uma selva onde impera a Lei do mais forte, que tudo quer e que tudo faz, onde o pobre continua mais pobre, onde os desprotegidos continuam sem proteção, onde existe cada vez mais exclusão social, onde os ricos se tornam mais ricos e poderosos.

É neste período que deveríamos fazer um exame de consciência aos acontecimentos verificados no nosso País durante este ano e meio (2011/12) e certamente concluiremos que quase nada de bom nos trouxe ou foi feito em prol da população, antes pelo contrário, deparamo-nos com maior desemprego, maiores desigualdades sociais e consequentemente com um dos maiores flagelos da Humanidade, a extrema pobreza e a fome.

Infelizmente é muito triste o resultado deste exame de consciência, já que a ambição do Homem e a sua apetência pelo Poder são, as causas principais de todos esses males, mas há igualmente os oportunistas, os fanáticos políticos, ideólogos e os que sem escrúpulos se aproveitam da ocasião para dominarem a seu belo prazer, enriquecendo e corrompendo a Sociedade.

Campo Maior, ao longo dos últimos cinquenta anos, viveu bons e maus momentos, todavia, como os que estão agora passando, não têm qualquer comparação. Nos anos cinquenta e sessenta o Povo sentiu dificuldades, havia miséria e fome, os salários eram baixos, a sua principal atividade era a agricultura, a indústria era praticamente inexistente e a cultura dos Campomaiorenses era quase uma miragem, imperava o analfabetismo, poucos eram os que iam além da quarta classe, a ditadura preferia ter um Povo inculto e submisso.

Hoje a realidade é outra, os tempos evoluíram e as novas tecnologias proporcionaram um futuro diferente às gerações que surgiram após o renascimento da liberdade e da democracia, mas essa nova forma de viver e estar em sociedade trouxe igualmente outros dissabores e esses são fruto da crise que se instalou em todo o Mundo.

Neste período deve imperar a solidariedade, nós Campomaiorenses somos um Povo solidário e por isso devemos contribuir, cada um à sua maneira e como puder, para minimizar e ajudar os nossos conterrâneos que precisam, a verdade é que há dezenas de famílias a receber diariamente a ajuda alimentar.

Em Campo Maior há fome! Será que nos podemos orgulhar deste flagelo? Não e não! Temos que fazer valer a nossa voz e agir rapidamente!

O Siripipi-Alentejano, nesta época Natalícia, deseja a todos os seus conterrâneos e a quem visita este Blogue, votos de um Feliz e Santo Natal e que a solidariedade entre nós seja um dado adquirido.

Siripipi-Alentejano

Campo Maior, 11 de Dezembro de 2012